CI

Conab faz ação contra desvios de grãos no RS

Inibir qualquer tentativa de desvio de estoques públicos de grãos é a meta da fiscalização extraordinária


Inibir qualquer tentativa de desvio de estoques públicos de grãos é a meta da fiscalização extraordinária que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) desencadeia no Rio Grande do Sul a partir da próxima terça-feira (02-01). Historicamente, a entressafra é a fase mais crítica do ano para a remoção ilegal de produto, devido à redução significativa da oferta no mercado. Em épocas passadas, era o período em que mais se percebia riscos aos estoques do governo, enfatizou o superintendente regional da Conab, Carlos Farias. O dirigente garante que a operação extracalendário não foi gerada por denúncias. Conforme Farias, a inspeção será aleatória, mas os roteiros foram definidos considerando alguns critérios. Serão priorizados, por exemplo, municípios que concentram beneficiadoras e também os maiores estoques, adiantou Farias.

Além da operação, o calendário de 2007 prevê cinco etapas de fiscalização entre 29 de janeiro e 30 de dezembro, onde serão inspecionados 100% dos estoques. No arroz, a previsão de cenário ajustado entre oferta e demanda, que gera perspectiva de preço em elevação após a colheita, reduz a oferta e aumenta a tentação de alguns, analisa o diretor de mercados da Federarroz, Marco Aurélio Tavares.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.