Conab garante compra
CI
Agronegócio

Conab garante compra

A Conab garante comprar dos produtores da agricultura familiar, em especial do setor hortifrutigranjeiro, um valor já predeterminado de R$ 4500 por ano
Por:
O projeto Doação Simultânea, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/MT), traz um novo fôlego aos produtores da agricultura familiar em 46 municípios de Mato Grosso. O projeto é realizado em parcerias com as administrações dos municípios. A Conab garante comprar dos produtores da agricultura familiar, em especial do setor hortifrutigranjeiro, um valor já predeterminado de R$ 4500 por ano. Os produtos adquiridos na compra são doados para instituições carentes, sejam governamentais ou não.

Segundo Francielle Tonietti, encarregada do setor de Apoio a Logística Gestão e Oferta (Cegel), o objetivo é incentivar o produtor a plantar, além de oferecer para as pessoas carentes o acesso a uma alimentação saudável e gratuita. “A Conab, com este projeto, ajuda a organizar os produtores e auxilia na hora da comercialização dos produtos”, explica.

Os produtos adquiridos dos agricultores familiares são destinados à formação de estoques de segurança e canalizados para populações em situação de risco alimentar. Geralmente residentes na própria região onde os alimentos foram produzidos, a exemplo dos acampados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, atingidos por barragens e outros segmentos.

São também distribuídos para programas sociais públicos, abastecendo creches, escolas, cozinhas comunitárias, restaurantes populares e entidades assistenciais e/ou beneficentes. Com isto, eleva-se o padrão nutricional e são construídos vínculos de solidariedade entre os habitantes da região.

Entre os municípios beneficiados pelo projeto está São José dos Quatro Marcos, localizado na região centro-oeste do estado, a 342 km da capital. O agricultor Agrinaldo Souza diz qual é a importância do projeto em sua vida e na dos outros produtores na cidade. “Antes plantávamos sem saber se conseguiríamos vender nossas produções. Hoje temos a certeza de um cliente certo, que é a Conab”.

Para a aposentada margarida Arantes, a iniciativa significa algo mais. “Nossa alimentação era precária, hoje, as crianças comem frutas, verduras e, às vezes, ganhamos até carne. Isso significa muito na vida de quem não tem condições de comprar”, comenta.

RENDA

O pagamento líquido e certo da produção agrícola familiar onde antes somente havia níveis mínimos de atividade de subsistência promove maior geração de renda para os agricultores, contribuindo para atenuar a secular iniquidade social. Ao mesmo tempo, assegura a circulação de dinheiro na economia da própria região, possibilitando às administrações públicas regionais maiores arrecadação de impostos para custeio e investimento.
Tonietti afirma que qualquer cidade e agricultor podem participar do projeto. Basta que o município, a partir de representante legal, procure a Conab e se enquadre nos critérios e exigências mínimas. A Conab avalia o município e a necessidade da implantação do projeto. Feito isso, os produtores precisam ter o cadastro atualizado no Departamento de Amparo aos produtores (DAP). O cadastro é simples e basta procurar o Incra ou a Empaer, órgãos responsáveis pela emissão.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink