CI

Conab investe R$ 1,7 milhão para ter satélite nas previsões de safra


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) investirá R$ 1,7 milhão este ano no projeto de Aperfeiçoamento da Metodologia do Sistema de Previsão de Safra no Brasil, aplicando os recursos na contratação de pessoal, compra de equipamentos de processamento de imagens e na aquisição de fotos por satélite.

O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Conab, Luís Carlos Guedes Pinto, acrescentando que a nova tecnologia de geoprocessamento será utilizada inicialmente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, que concentram mais de 70% da safra nacional de café. "Com o novo sistema, a Conab terá melhor quali-dade de informação e maior precisão no levantamento da safra", disse Guedes. Ainda este ano, a nova tecnologia será usada também em outras culturas.

Outra iniciativa da Conab prevista para este ano é a articulação das Centrais de Abastecimento (Ceasas), com a criação do Sistema Integrado de Gestão do Mercado de Hortícolas (Sighort). O objetivo é a redução dos custos de comercialização, melhoria dos serviços de classificação dos produtos, padronização, guarda e conservação, bem como modernizar os processos de comercialização e consolidar uma rede de informações do setor.

A Conab também pretende este ano atuar junto aos pequenos varejistas. O objetivo da Rede Solidária de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos é articular os pequenos varejis-tas e seus fornecedores para que façam compras conjuntas e assim obtenham melhores preços. "A medida se insere nas estratégias do governo para o fortalecimento e ampliação de ações de segurança alimentar e desenvolvimento local", disse Guedes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.