CI

Conab irá monitorar os preços online dos hortigranjeiros no CE

O projeto dará informações em tempo real das cotações dos produtos


O monitoramento de preços online dos hortigranjeiros será uma das novidades da Conab para 2007, no Ceará. Implantado em 2006, ainda em fase experimental, o projeto dará informações em tempo real das cotações dos produtos. A novidade, segundo o superintendente do órgão, Marcos Alverne, facilitará toda a cadeia produtiva do setor.

Para Alverne, as expectativas para o próximo ano, além do novo serviço, são as melhores possíveis. A visão positivista do superintendente tem razão de ser. O milho norte-americano, por exemplo, será destinado ao setor energético. "Com isso, sobrará mercado e a cotação do produto tenderá a aumentar, além de alavancar o trigo, o sorgo e a soja. Será ótimo para o Brasil". No mercado interno, informa ele, as unidades da Conab estão abastecidas com o milho por causa da boa colheita oriunda, principalmente, da agricultura familiar. A quebra de safra de trigo na Argentina e Austrália também contribuirá para o preço do produto no País refletindo sobre o milho, a soja e o sorgo.

No Ceará, o ano também foi considerado excelente para o órgão. As unidades de Juazeiro do Norte, Maracanaú, Russas, Senador Pompeu, Sobral, Iguatu, Icó, Cratéus e Tauá voltaram a funcionar. Juntos, os armazéns apresentam 17 mil toneladas de milho da agricultura familiar e de remoção de áreas produtoras do Mato Grosso e Rondônia. O produto será comercializado, este ano, pelo programa Venda no Balcão para os pequenos criadores. "O milho - insumo básico para a pecuária - garantirá um preço do produto final equilibrado, sem aumento para a população", ressalta. O preço da saca de 60kg é vendida a R$ 20,70.

Alverne também prevê um cenário positivo para os programas desenvolvidos pela Conab com recursos dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Entre eles, a ampliação da Compra Antecipada Especial com Doação Simultânea da Agricultura Familiar onde são beneficiários o pequeno produto de assentamentos, associações, cooperativas, creches, asilos, postos de saúde, complementa a merenda escolar de instituições carentes, incluindo a periferia de Fortaleza, por meio de acordo com a Prefeitura local.

Outra boa notícia será a prorrogação do débito dos agricultores da Compra Antecipada com o desmembramento do Aval Solidário, onde todos da associação ou entidade de produtores se comprometem com a dívida uns dos outros.

O ano de 2006 foi de bons resultados, comemora Alverne. A Conab/CE atingiu recorde com o Programa da Compra Antecipada, com investimentos da ordem de R$ 9 milhões direcionados agricultura familiar e contemplando a mais de um milhão de crianças e jovens.

Com relação a perspectiva de chuvas, ainda sem nenhuma previsão por parte da Funceme, a Conab, assegura o superintendente, como executora dos programas do governo federal, está preparada para atender as emergências e eventualidades. "Só temos o que brindar", reafirma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.