Conab levanta custo produtivo

Agronegócio

Conab levanta custo produtivo

As superintendências da Conab no RS e no PR serão pioneiras no levantamento dos custos da produção
Por:
1 acessos

As superintendências da Conab no RS e no PR serão pioneiras no levantamento dos custos da produção de suínos e aves. O objetivo é acompanhanhar os preços dos produtos essenciais que interfiram na formação do valor final para uma avaliação do impacto em qualquer componente do custo. Segundo o superintendente da Conab/RS, Carlos Farias - que ainda não recebeu o cronograma das visitas técnicas para formação das planilhas -, as demandas da avicultura e da suínocultura não integravam até agora a política de preços mínimos do governo por não serem produtos estratégicos.

"Os números da Conab têm crédito e impacto no mercado, além de um grau maior de responsabilidade para que não haja aumentos aleatórios e irreais", disse Farias. As atividades, que consistem em visitas a produtores, indústrias e fornecedores, devem ter início esta semana, estima Farias. Ele explica que as planilhas irão subsidiar a diferença de preços mínimos e os praticados no mercado. "A meta é devolver ao produtor que teve produção frustrada pelo menos aquilo que desembolsou e estimular sua permanência na atividade", disse o superintendente.

Os dados começam a ser divulgados em abril, no site da Conab, e o cronograma de trabalho foi definido em reunião, na última semana, de técnicos da Conab e Embrapa. Com as informações, o governo federal poderá estabelecer cotas de produtos como milho, sorgo e soja, para garantir o abastecimento nos estados criadores em dificuldades nos períodos de crise ou de entressafra.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink