CI

Conab prevê aumento de mais 8% na safra de café


A safra de café deverá aumentar 8% em relação à previsão anunciada no final do ano passado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Inicialmente, a previsão era de que o país produzisse entre 29 e 30 milhões de sacas. O início da colheita este ano, no entanto, provocou uma onda de otimismo no setor. Espera-se a produção de aproximadamente 36 milhões de sacas.

Segundo o presidente da Comissão Nacional de Café e da Confederação Nacional da Pecuária e Agricultura (CNA), João Roberto Puliti, esses números podem variar um pouco por causa das adversidades do tempo, como as chuvas que atingiram o Sul de Minas neste final de semana. "Achamos que deve haver uma quebra em relação a esse percentual da Conab, mas esperamos não prejudicar o bolso do produtor", alerta Puliti.

Ele lembra que o setor cafeeiro encontrava-se em crise há quatro anos. Em 2004, este quadro começa a mudar. "Já estamos saindo da crise, estamos entusiasmados e em perfeita sintonia com o governo", relata. "Com isso, o produtor fica bem e isso é repassado para o consumidor, que paga menos", completa o presidente da CNA.

João Puliti afirma que se os cafeicultores conseguirem exportar a safra, o país pode arrecadar em torno de US$ 2,5 bilhões em receita cambial este ano. Os produtores também estão visando a um aumento no consumo interno. Um trabalho de investimento na qualidade do café pretende aumentar o consumo dessa parcela da população de 13 milhões para 16 milhões de sacas.

Especulação

O presidente da CNA explica que antes da previsão da Conab havia muita especulação sobre o preço do café, o que prejudicava o mercado. "O Brasil é o maior produtor de café do mundo. É importante uma avaliação para atender às demandas interna e externa e evitar especulação por parte de pessoas estranhas", avalia.

Um dos mecanismos usados para combater essa especulação é a aerofotometria, cujos recursos foram liberados recentemente pelo Ministério da Agricultura. Através de filmagem de todas as lavouras existentes no país, é possível saber a quantidade de pés de café e a população cafeeira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.