Conab reavalia safra de grãos

Agronegócio

Conab reavalia safra de grãos

A estimativa deve ser divulgada no dia 12 de maio em Brasília
Por:
1 acessos

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irão vistoriar as regiões produtoras de grãos entre os dias 24 e 30 de abril para elaborar um novo levantamento para a safra 2004/2005. A estimativa deve ser divulgada no dia 12 de maio em Brasília.

No Rio Grande do Sul, a Conab realizará quatro roteiros, cobrindo 40 municípios. A pesquisa irá ratificar os números das culturas de verão e apontar as tendências do plantio de inverno, especialmente do trigo. Estão previstos outros dois levantamentos em junho e agosto, finalizando o ano-safra. Em março, a Conab divulgou uma previsão extra com o objetivo de dimensionar as perdas provocadas pela estiagem no Sul do país. A estimativa indicou colheita de 119,5 milhões de toneladas, uma redução de 9% em relação à pesquisa feita em dezembro.

No Estado, a projeção atual da companhia é de uma colheita de 13,85 milhões de t, o que significa um recuo de 23,09% em relação a safra 2003/2004. Conforme o responsável pelo setor de Apoio à Logística de Gestão da Oferta da Conab, Ernesto Irgang, a nova pesquisa deve apontar queda entre 3% e 5% no arroz, que ficou de fora do levantamento adicional, além de confirmar a quebra de 66,7% na soja e atualizar a perda no milho, estimada em 55,5%.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink