CI

Conab revisa pra cima produção mato-grossense

Com esta expansão de 0,18%, Mato Grosso assegura a liderança na produção de grãos e fibras desta safra


Por mais um mês consecutivo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revisou a produção mato-grossense da safra em curso, a 08/09, para cima. Com os dados compilados em junho, o volume total estimado para a atual temporada passa de 26,98 milhões de toneladas (t) – em maio – para 27,03 milhões t em junho, conforme levantamento divulgado ontem, pela Companhia. Com esta expansão de 0,18%, Mato Grosso assegura a liderança na produção de grãos e fibras desta safra.

Assim como o Brasil, que neste ciclo registra a sua segunda melhor safra da história, Mato Grosso também assegura com esses números o seu segundo maior desempenho agrícola, perdendo apenas para o resultado da safra passada (07/08), quando o Estado produziu 28,19 milhões t. Nesta comparação, entre a estimativa divulgada ontem e o realizado no ciclo anterior, há redução de 4,1%. Em à área plantada, os hectares cultivados encolheram 2,5%, já que a área passou de 8,60 milhões para 8,39 milhões.

Se confirmadas as projeções da Conab para a produção de Mato Grosso, o volume corresponderá a 43,34% das 47,71 milhões t do Centro-Oeste e a 20,20% das 133,77 milhões previstas para o País.

O 10° levantamento reviu para cima as estimativas para o algodão estadual, ao invés de uma queda de área e produção de 30%, como vinha sendo observada, a quebra passa a 28%.

O arroz mantém perspectiva de expansão no Estado, alta de 17% em área e em produção. O levantamento estimou cultivo de 280 mil ha e produção de 803,9 mil t. Com esses números, o Estado segue como o maior produtor do cereal no Centro-Oeste e o terceiro do País. Na safra passada, por exemplo, a colheita rendeu 684,4 mil t.

Para a safra atual, Mato Grosso tem na safrinha de milho a previsão de colheita de mais de 6,35 milhões t, contra 4,68 milhões t do Paraná.

A soja é a cultura que segura e assegura a supremacia agrícola mato-grossense. Assim como no caso do milho safrinha, a soja estadual também segue para sua segunda melhor safra histórica, mas ao contrário do cereal, a oleaginosa tem projeção de incremento de 0,6%. Pelos números da Conab, a soja passa de 17,84 milhões t, volume registrado na temporada passada, para, 17,96 milhões t. A área plantada expande 2,7%, passando de 5,67 milhões ha para 5,82 milhões ha. (MP)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.