Conab tem visão pessimista da safra de soja brasileira


Agronegócio

Conab tem visão pessimista da safra de soja brasileira

Para o RS, estima-se uma produção 15% menor que no ano passado
Por:
1551 acessos
Em seu relatório de Dezembro lançado dia 8 de dezembro, a Conab estimou a safra de soja brasileira em 71,3 milhões de toneladas, que foi um declínio do último mês e aproximadamente 4 milhões de toneladas a menos do que a produção do ano passado. Com esta nova estimativa, a Conab claramente agora tem a menor estimativa para a safra de soja 2011/12 do Brasil.

Em seus comentários, eles enfatizaram sua preocupação com a possibilidade de que La Niña pode resultar em um secador de estação de crescimento normal, especialmente no sul do Brasil. Como resultado, eles já reduziram suas estimativas de rendimento para a cultura da soja nos três estados mais ao sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Para o Rio Grande do Sul, eles estão estimando que a produção será 15% menor que no ano passado (2,845 kg / ha ou 41,2 bu / ac em 2010/11 vs 2,400 kg / ha ou 34,8 bu / ac em 2011/12) . Em ambos, Paraná e Santa Catarina, eles estão estimando que o rendimento será 7,7% menor em 2011/12.

Esta parece ser uma avaliação excessivamente pessimista da cultura, especialmente à luz do que eles comentaram ser um início rápido e bom para a estação de crescimento. No estado do Rio Grande do Sul é esperado plantar 17% da soja do Brasil em 2011/12 e a produtividade da soja no estado são tradicionalmente alguns dos mais baixos do Brasil, mas ainda é muito cedo para declarar uma decepção mesmo antes de terminar o plantio da safra (96% da soja do estado foram plantadas a partir na semana seguinte contra uma média de 83%).

Nacional: espera-se que a área plantada de soja aumente 0,7% (169.000 hectares) para 24,35 milhões de hectares e a produtividade nacional para uma redução de 6% a 2,928 kg / ha (42,4 bu / ac) contra a produtividade do ano passado de 3,115 kg / ha (45,1 bu / ac).
 
A estação de crescimento ainda está começando e tudo pode acontecer com o clima nos próximos três meses, mas observações mais otimista do que da Conab sobre as perspectivas de rendimento para a safra de soja 2011/12 do Brasil são feitas.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink