CI

Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa premia vencedores nesta sexta-feira

Evento integra programação do Circuito Mineiro de Cafeicultura e das comemorações do aniversário de 68 anos da Emater-MG


O 12º Concurso de Cafés de Qualidade da Região de Viçosa chega ao fim, nesta sexta-feira (18/11), quando serão conhecidos os vencedores. A premiação será às 15h, no auditório do Centreinar, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), durante a programação da cerimônia de comemoração dos 68 anos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que começa às 13 horas. 

Serão premiados doze cafeicultores finalistas, divididos nas categorias Cafés Produzidos Abaixo de 900 Metros e Cafés Produzidos Acima de 900 Metros, nas modalidades Natural e Cereja Descascado. No total, o concurso recebeu duzentas e seis amostras de cafés, de treze municípios da região.

Segundo o coordenador do concurso, o extensionista do escritório da Emater-MG de Viçosa, Gabriel Singulano Filho, os vencedores serão escolhidos a partir da prova de xícara. O modo de produção também será considerado. “A definição dos vencedores se dará pela pontuação na prova de xícara e um acréscimo de 5% na nota final para as amostras de cafés que são produzidos de forma sustentável. E isso tem de ser comprovado por meio de algum certificado de reconhecimento nacional ou internacional”, explica.

Ainda de acordo com Singulano, a premiação será feita em insumos e máquinas de uso nas propriedades rurais. Haverá ainda uma Sala de Negócios, com a participação dos produtores finalistas e empresas interessadas em adquirir os cafés.

Circuito Mineiro de Cafeicultura

O encerramento do Concurso Regional de Cafés de Viçosa faz parte do Circuito Mineiro de Cafeicultura. O evento é organizado pela Emater-MG e tem como objetivo levar aos cafeicultores informações sobre o manejo da cultura e as novas tecnologias para a atividade cafeeira. Um destaque da programação deste circuito, será a palestra técnica “Enxurrada Zero: Reforçando Conceitos Sobre Conservação de Solo e Água”, com o coordenador regional da Emater-MG em Muriaé, Ricardo Tadeu Pereira. 

A palestra vai reforçar a importância da conservação do solo e água. O objetivo da exposição é orientar os produtores para reduzir os impactos negativos das enxurradas, adotando técnicas para melhorar o aproveitamento das águas de chuvas e assim aumentar a infiltração delas no solo, alimentando lençóis freáticos e nascentes. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.