CI

Concurso premia agricultor com menor índice de perdas (PR)

Qua­se to­ta­li­da­de das má­qui­nas ava­lia­das (99,2%) per­de­ram me­nos de uma sa­ca de so­ja por hectare


O produtor rural Onivaldo Dante venceu o concurso contra perdas nas lavouras promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Cambé em parceria com entidades e órgãos públicos. Entre 124 agricultores, Dante foi o que atingiu menor índice de perdas: 2,4 quilos de grãos perdidos em um hectare de soja. A quantidade é bem menor do que a média municipal, que é de 23 quilos por hectare. No Paraná, a média é de 60 kg/ha enquanto o índice nacional é de 120 kg/ha.

O concurso, que existe há 16 anos, fez parte da Semana da Agricultura. De família tradicional de agricultores, Dante é considerado ''médio produtor'' e cultiva soja, milho e trigo. Ele já foi vencedor de outras edições. A aferição das perdas foi feita por técnicos da Corol, Emater, Planap e Platec. O método utilizado foi o de pesar os grãos perdidos em dois metros quadrados logo após a colheita. ''O objetivo do concurso é conscientizar o produtor para que ele desenvolva um bom trabalho durante o ano todo, com manutenção das máquinas, de conservação do solo e nos cuidados com o meio-ambiente'', afirma João Menolli, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e do Sindicato Rural.

Segundo os organizadores, 99,2% das máquinas avaliadas perderam menos de uma saca de 60 quilos de soja por hectare. A premiação do concurso ocorreu ontem à noite durante jantar de encerramento da Semana da Agricultura. O vencedor ganhou um televisor de 29 polegadas, enquanto o segundo colocado levou uma geladeira e, o terceiro, um fogão. A organização ainda homenageou o pesquisador da Embrapa Nilton Pereira da Costa, que acompanha o concurso desde o início. A programação do evento ainda realizou uma ''Cavalgada pela paz'', que contou com a participação de 1,3 mil cavaleiros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.