CI

Concursos da Adapar e Emater têm 18 mil inscritos

Provas acontecem no dia 15 de junho, em Curitiba, Cascavel e Londrina



Número de inscrições é o dobro da estimativa inicial da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento.

Os dois concursos públicos que irão reforçar o controle sanitário e a assistência técnica rural no Paraná serão bastante concorridos. Após uma semana do fim do prazo de inscrição, a Universidade Estadual de Londrina (Uel), responsável pela organização do processo, divulgou o número de inscritos. A quantidade supera em 100% a estimada inicialmente feita pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab).

O processo seletivo para as 200 vagas da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) terá 6,6 mil concorrentes. A estimativa era de 3 mil inscritos. O posto mais concorrido é para médico veterinário – 3,7 mil candidatos para 72 vagas. Na sequência, 1,7 mil pessoas irão disputar as 35 vagas para engenheiro agrônomo.

O concurso para o Instituto Paranaense de Assistência Técnica (Emater), que oferece 400 vagas, teve 11,4 mil inscritos. Cerca de 35% do total (4 mil) irão tentar o posto para engenheiro agrônomo. Outros 2 mil candidatos disputam as 107 para técnicos extensionistas especializados.

“A estrutura para atender esse público requer mais requisitos. Nossa preocupação inicial era com a questão da hospedagem por conta da Copa do Mundo. Mas verificamos que não haverá problema para os candidatos na cidades de realização das provas”, ressalta Cristina Valério Bulhões Simon, coordenadora da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da Uel.

As provas estão marcadas para o dia 15 de junho, em Curitiba, Cascavel e Londrina. Os locais serão divulgados no dia 9 de junho no site www.cops.uel.br.

Do total de vagas ofertadas pelos dois concursos públicos no Paraná, 400 são para nível superior com salário de R$ 5.382,20. Os outros 200 selecionados para ocuparem os cargos técnicos terão remuneração de R$ 2.152,88.

Leia mais sobre o concurso no caderno de Agronegócio da Gazeta do Povo da próxima terça-feira (27/5).

Adapar: prevê contratação de 35 engenheiros agrônomos; 72 médicos veterinários; três técnicos de laboratório e 90 técnicos de manejo e meio ambiente.

Emater: são ofertadas 293 vagas, que podem ser preenchidas por assistente social, economista doméstico, engenheiro agrônomo, engenheiro de alimentos, engenheiro de pesca, engenheiro de segurança do trabalho (com formação em engenharia agronômica), engenheiro florestal, médico veterinário ou zootecnista; e 107 para técnicos extensionistas especializados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.