CI

Condições climáticas favorecem a colheita do milho no RS

A semeadura de milho do segundo plantio (safrinha) teve seu ritmo acelerado


As condições climáticas com radiação solar intensa, altas temperaturas e tempo firme favorecem a cultura em todas as fases de desenvolvimento. Associada ao clima, a boa umidade do solo acelera a fase vegetativa, floração e o enchimento de grãos. De acordo com o boletim informativo da Emater/RS, as lavouras em maturação fisiológica também têm o período encurtado por conta das altas temperaturas que contribuem para a soma térmica; juntamente com radiação solar e disponibilidade hídrica, é uma exigência climática fundamental para que a cultura complete o ciclo.

De maneira geral, a cultura do milho está sendo colhida, e nessa semana ocorreu em ritmo acelerado em função das condições de clima favoráveis. À medida que os grãos atingem a umidade adequada, apresentam bons rendimentos. A cultura está repetindo mais um ano de boa produtividade nas lavouras, incluindo as de sequeiro e as lavouras irrigadas. O grão apresenta boa qualidade.

A semeadura de milho do segundo plantio (safrinha) teve seu ritmo acelerado, tendo em vista a melhoria das condições do tempo e a possibilidade de realização simultânea das práticas de colheita e semeadura, podendo ser finalizadas nas próximas semanas. As primeiras áreas implantadas desse segundo cultivo já estão recebendo adubação nitrogenada em cobertura e aplicação de inseticidas para controle de pragas.

Parcelas colhidas da área com cultivo na primeira safra receberam implantação de soja, fora do período recomendado pelo zoneamento agrícola, com menores perspectivas de produção compensatória

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.