CI

Condições climáticas ocorridas e tendências para os próximos meses

No Paraná, precipitações ficaram abaixo da média


por Luiz Renato Lazinski, meteorologista do INMET/MAPA

As precipitações ocorridas em abril, continuaram seguindo e mesmo padrão irregular dos últimos meses, com totais acumulados abaixo da média para a época do ano, em todo o centro-sul do Brasil. No Paraná as precipitações ficaram abaixo da média na maior parte do estado. As precipitações foram observadas na primeira quinzena de abril, sendo que na segunda quinzena do mês, praticamente não ocorreram precipitações. Os solos no centro-sul do Brasil, que começaram o mês com bons índices de umidade, terminaram o mês com deficiência hídrica, na maior parte da região. Nas Regiões Sudeste e Centro-oeste, as chuvas também ficaram entre a média e ligeiramente abaixo do normal para a época do ano. Nas áreas produtivas de grãos da Região Nordeste, as chuvas também apresentaram uma distribuição muito irregular, com volumes abaixo da média. 

As temperaturas registraram valores muito próximos à média histórica, porém com dois padrões diferentes, durante a primeira quinzena estas temperaturas ficaram abaixo da média, já na segunda quinzena os valores observados ficaram bem acima da média, acentuando os extremos em todo o centro-sul do Brasil. Nas demais regiões do Brasil, as temperaturas ficaram entre a média e ligeiramente acima.

O comportamento das temperaturas das águas superficiais no Oceano Pacífico Equatorial, durante o último mês, não apresentou nenhuma mudança significativa, permanecendo com o mesmo padrão, seguindo tendência de neutralidade dos últimos meses. Em escala global, estas condições climatológicas continuam indicando uma situação de neutralidade climática (nem “El Nino” e nem “La Nina”). Observando o prognóstico dos modelos climáticos em escala global, continua a tendência desta situação de “neutralidade” para os próximos meses.

As precipitações para os próximos meses, devem continuar com volumes entre a média e ligeiramente abaixo do normal, seguindo este padrão de distribuição muito irregular, intercalando períodos curtos de precipitação, com períodos maiores com pouca ou nenhuma chuva, para o centro-sul do Brasil, devido a continuidade desta situação de neutralidade climática. Para as regiões Centro-oeste e Sudeste, as chuvas diminuem gradativamente nos próximos meses, devendo ficar entre a média e ligeiramente abaixo. Para as áreas produtivas do Nordeste, as chuvas devem continuar com volumes abaixo da média no decorrer dos próximos meses. 

Com relação às temperaturas, as massas de ar mais frias chegam com maior intensidade ao Sul do Brasil, com chance de ocorrência de formação geadas, principalmente nas áreas mais altas do Paraná, S.Catarina e R.Grande do Sul. Nas demais Regiões do Brasil, as temperaturas seguem com os valores dentro da média.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.