Condições climáticas vem comprometendo as safras
Seca e chuvas fora de época estão diminuindo os rendimentos
De acordo com o último boletim climático do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as condições quentes e secas continuam em grandes áreas do sul da China. Os totais de precipitação em agosto foram quase nulos para alguns locais, com quase 20 dias sem o registro de chuvas significativas.
Além disso, as temperaturas permaneceram bem acima do normal, com locais registrando leituras até 10°C acima do normal, com temperaturas acima dos 40°C e áreas com pelo menos 20 dias consecutivos acima de 35°C.
Embora a maioria das culturas de verão estivesse nos últimos estágios de desenvolvimento, o calor e a seca reduziram os rendimentos das culturas plantadas, incluindo o arroz da última safra.
Em contraste, as condições mais úmidas permaneceram favoráveis ??para o enchimento de grãos e oleaginosas na Planície do Norte da China, embora períodos de calor (acima de 35°C) também tenham causado estresse na região.
Mais ao norte, chuvas persistentes (10-50 mm ou mais) sustentaram a umidade do solo para o enchimento de safras de verão e perspectivas ??de rendimento favoráveis; os totais de chuvas desde 1º de julho foram as maiores dos últimos 30 anos em Jilin e Liaoning.
Já no oeste da China os registros foram de chuvas passageiras (até 25 mm) o que atrapalhou o amadurecimento do algodão devido à umidade, embora as perspectivas de rendimento tenham permanecido melhores do que no ano passado.
Material elaborado pela equipe Agrotempo.