Condições de El Niño de fraca intensidade devem se formar até fevereiro

El Niño

Condições de El Niño de fraca intensidade devem se formar até fevereiro

Há uma chance de 75 a 80 por cento de um fraco padrão climático de El Niño se formar até fevereiro
Por:
361 acessos

Há uma chance de 75 a 80 por cento de um fraco padrão climático de El Niño se formar até fevereiro e uma probabilidade ligeiramente menor de que continuará durante o inverno no Hemisfério Norte, disse nesta terça-feira a Organização Meteorológica Mundial (OMM) da ONU.

A previsão, baseada em modelos de todo o mundo, estava alinhada com a de um braço do governo dos EUA, o Centro de Previsão Climática do Serviço Nacional do Clima, divulgada no início deste mês.

O El Niño —um aquecimento das águas superficiais no leste e no centro do oceano Pacífico, que normalmente ocorre a cada poucos anos— foi registrado pela última vez entre 2015 e 2016 e causou danos às culturas agrícolas, incêndios e inundações repentinas.

“Não é esperado que o El Niño seja tão poderoso quanto o evento em 2015-2016, que esteve ligado a secas, enchentes e branqueamento de corais em diferentes partes do mundo”, disse Maxx Dilley, diretor da divisão de Previsão e Adaptação Climática da OMM.

“Mesmo assim, ainda pode afetar significativamente os padrões de chuva e temperatura em muitas regiões, com consequências importantes para os setores de segurança alimentar e agrícola, e para a gestão de recursos hídricos e saúde pública, e pode combinar com mudanças climáticas de longo prazo para impulsionar as temperaturas globais em 2019”, acrescentou.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink