CI

Conectadas pelo agro reúne mais de 500 mulheres do setor

Evento foi promovido nos centros de experiência da Nutrien Soluções Agrícolas para troca de experiências e palestras


Foto: Divulgação

Mais de 500 profissionais, produtoras e lideranças femininas do agronegócio se reuniram para trocar experiências sobre a atuação no setor. O evento, único no Brasil e promovido pela Nutrien Soluções Agrícolas, faz parte do projeto “Conectadas pelo Agro”, que visa promover e apoiar mulheres, e que terá outras edições ao longo do ano. A intenção do programa é criar um hub para que todos os grupos de mulheres ligadas ao agro possam se conectar e aprimorar o conhecimento do setor.

Realizado presencialmente em Uberlândia-MG, a roda de conversa ocorreu ao vivo com os Centros de Experiências das cidades goianas de Uruaçu e Formosa, além de Porto Nacional, no Tocantins, conectados e interagindo com o evento central. Para os demais Centros de Experiências Nutrien houve transmissão ao vivo para os grupos locais, além da transmissão via plataforma on-line. Mercado de trabalho, perspectivas para o setor e sucessão familiar foram os temas mais discutidos.

De acordo com estudo realizado pela Agroligadas, o PIB do agro nacional projeta crescimento de 5% em 2022 e aumento da presença das mulheres. A participação feminina aumentou 13,29% [no primeiro trimestre de 2022], se comparado com o 3º trimestre de 2020 e de 2021. O estudou ouviu 400 mulheres atuantes no setor e revela também a necessidade do aumento da participação das mulheres do agro em treinamentos e reconhecimento de suas trajetórias. “A Nutrien enxerga claramente a potência que as lideranças femininas têm nesse setor. Compartilhar nossas experiências e nos apoiarmos é um passo importante para essa jornada de transformação”, declara a gerente de RH e diversidade da Nutrien para a América Latina, Mariana Paiva.

As convidadas para a Roda de Conversa “Você Protagonista” contaram suas histórias de vida e experiências sobre gestão na fazenda. Vinda do Mato Grosso, a produtora Norma Gatto relatou sua trajetória de mais de 22 anos na liderança dos negócios da família no agro e como grupos de produtores e familiares a ajudaram no processo de aprendizagem. Além dela, participou também a agropecuarista goiana e embaixadora do Congresso Nacional das Mulheres do Agro, Diretora da Aprosoja e Membro do Conselho de Mulheres da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Sonia Bonato.

Sonia comentou sobre seu o propósito pessoal de despertar a consciência das mulheres sobre o papel ativo nos negócios da família dentro do agronegócio e comentou sobre a facilidade das mulheres em aceitar mudanças e fazer o trabalho se destacar ainda mais. Ambas são líderes reconhecidas como integrantes da lista das 100 mulheres mais influentes do agronegócio pela Forbes (2021).

A terceira convidada especial foi a líder em recursos humanos na Deloitte, Roberta Yoshida. A executiva compartilhou sua experiência em gestão de pessoas e trabalho com líderes femininas em transformação estratégica. Entre as participantes, a produtora rural e professora de agronomia em Formosa, Dannielle Leonardi Migotto, falou sobre a importância de participar em eventos como o Conectadas pelo Agro.

O projeto tem o objetivo de promover o debate e a troca de vivências durante os encontros. Esse foi primeiro de quatro grandes encontros previstos para 2022. Interessadas em participar promovendo rodas de conversas em suas localidades podem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.