CI

Conferência Estadual de Solo e Água tem lançamento de concurso para agricultores conservacionistas

A programação foi composta ainda por quatro painéis expositivos


A programação foi composta ainda por quatro painéis expositivos

A 1ª Conferência Estadual de Conservação de Solo e Água aconteceu nesta segunda-feira (05/12), dia mundial do solo, no auditório do Escritório Central da EMATER/RS. O evento teve como objetivo trazer a discussão de práticas que são tendência mundial no controle da erosão e na conservação do solo e da água, além de estender o debate para fora da esfera dos produtores agrícolas, com a proposição de políticas públicas que incentivem as práticas conservacionistas. O secretário da Agricultura Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, participou da conferência, assim como o secretário de Desenvolvimento Rural, Tarcísio Minetto, a secretaria adjunta da Sema, Maria Patrícia e o diretor da Suepro,Elói Flores da Silva, representando o secretário da educação, Luis Antônio Alcoba de Freitas.

Na ocasião, houve o lançamento de um concurso que premiará agricultores, técnicos conservacionistas por trabalhos realizados em benefício do solo e da água. Também haverá concurso para jornalistas a fim de premiar as melhores reportagens relacionadas a conservação do solo e da água.

Em sua participação, o secretário da agricultura pecuária e irrigação, Ernani Polo, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos órgãos representados no evento bem como a relevância de se debater o tema e a necessidade de programas como o Conservar para Produzir Melhor: “Não é somente para aumentarmos a produtividade, que é um dos objetivos do programa, também há a necessidade de atendermos a demanda mundial, que cada vez cresce mais por alimentos, tudo isso com sustentabilidade. O solo e a água tem uma relação muito mais ampla, muito maior do que somente a produção, e isso é exatamente o que nós estamos trabalhando, através desta ação que esta sendo executada pela EMATER de forma integrada com as demais secretarias”, afirmou.

A programação foi composta ainda por quatro painéis expositivos:  Pesquisa e transferência de tecnologia em manejo e conservação de solo e água (José Eloir Denardin e Jorge Lemainski – EMBRAPA e Madalena Boemi e Jean Minella – FEPAGRO – UFSM); Cenários das ações: Alinhamento das políticas estaduais e a conservação do solo e da água (Fernando Setembrino Meirelles – SEMA)  e Panorama do programa ensino solo e água na escola (SEDUC/EMATER); Cenário das ações estaduais no Programa de Conservação do Solo e da Água (Edemar Valdir Streck – EMATER/RS, Jackson Fiorin – CCGLTec e Alfonso Adriano Sleutjes – Presidente da FEBRAPDP); e Os agentes financeiros e os projetos de custeio e do programa ABC – onde podem contribuir no programa de conservação do solo e da água (Banco do Brasil; Banrisul; Sicredi; BRDE e BADESUL).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.