Confinamento ecológico melhora rendimento de bovinos
CI
Imagem: Sheila Flores
PECUÁRIA

Confinamento ecológico melhora rendimento de bovinos

O desmame precoce também
Por: -Leonardo Gottems

Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina, destacam as vantagens de melhorar as práticas pecuárias que aumentam o bem-estar e a produtividade dos animais. Dentre elas estão o confinamento ecológico e o desmame precoce. 

Os sistemas pecuários que possuem disponibilidade gratuita de alimentos e água potável, locais secos e confortáveis para descanso, geram um bem-estar animal que afeta o rendimento e a qualidade do produto final. Os especialistas do INTA Concepción del Uruguay, Entre Ríos, estão convencidos disso. 

“Mais de uma década de pesquisa, análise e observação permitem-nos assegurar que a consolidação de dois modelos de produção como o confinamento ecológico e o desmame precoce têm amplas vantagens no desempenho e qualidade do produto final”, especificou Juan Sebastián Vittone, um dos pesquisadores. 

É que, para o pesquisador, “cada vez que é oferecida uma melhoria nas condições do ambiente, como a disponibilização gratuita de locais secos e limpos para descanso, além de alimentos e água frescos, melhora muito o desempenho da carne”. Nesse sentido, ele não hesitou em sublinhar a necessidade de incorporar níveis mais elevados de conforto a todo o sistema como um todo, para que os animais expressem ao máximo seu potencial produtivo. 

“No que diz respeito ao desmame de bezerros jovens, o efeito do bem-estar animal é absolutamente direto”, disse Vittone que, por sua vez, indicou que é “fundamental” evitar abusos de cães, cavalos ou golpes. É que, segundo o veterinário, “quanto mais medo esses animais sentirem em sua primeira semana de confinamento, mais tempo levarão para aprender a comer, o que retarda e afeta seu ganho de peso e potencial de crescimento”. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink