CI

Confira as projeções para ação importante do agro

Em termos gerais, a XP Investimentos observou entre os investidores uma postura cautelosa


Foto: Pixabay

A XP Investimentos, durante sua participação no SuperAgro 2024 em Londrina (PR), evento de destaque da AgroGalaxy (AGXY3), concentrou-se em avaliar três pontos cruciais. Inicialmente, analisou o comportamento da AgroGalaxy e seus principais stakeholders após um ano desafiador.

Em seguida, dedicou-se a compreender as perspectivas para a colheita, enfatizando a falta de consenso sobre o tamanho da produção da safra de soja, variando entre 143 e 155 milhões de toneladas, e a possibilidade de cortes na safrinha. Por fim, investigou o humor dos investidores em relação ao setor de agronegócios, observando cautela, mas também um interesse notável em produtos biológicos.

Apesar das incertezas no cenário agrícola brasileiro, com clima adverso e margens desafiadoras, a XP Investimentos saiu do evento com uma perspectiva positiva, acreditando que a empresa aprendeu com suas experiências anteriores.

Em uma conversa com a administração da empresa, a corretora destacou a concessão de maior autonomia na ponta para negociações, devido à percepção de que a AgroGalaxy tornou-se mais lenta em suas decisões, impactando as vendas. Adicionalmente, a administração reconheceu a importância de uma gestão sólida do capital de giro para o negócio de varejo agrícola, indicando a não expectativa de um aumento no nível de estoque em busca de melhores margens. A empresa continuará focada no aumento das operações de Barter.

Em termos gerais, a XP Investimentos observou entre os investidores uma postura cautelosa, com preocupações em relação às perspectivas de margens e seu impacto nas empresas de serviços agrícolas, como Boa Safra (SOJA3), Vittia (VITT3) e 3tentos (TTEN3), sendo o consenso que 2024 será um ano desafiador. Surpreendentemente, a XP destacou avanços significativos nos debates sobre a adoção de produtos biológicos, sendo este o tema dominante do evento, com os investidores buscando ampliar seu conhecimento nesse setor.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.