CI

Confira as vantagens da prática da calagem

A calagem apresenta inúmeras vantagens no aspecto econômico e na melhoria das condições químicas que promovem no solo


Foto: Pixabay

De acordo com a Embrapa Arroz e Feijão, entre as tecnologias geradas que permitiram a utilização agrícola de solos ácidos, destacam-se o emprego de fertilizantes como fonte de nutrientes e de calcário como corretivo da acidez natural dos solos, sem o que teria sido impossível a implantação de culturas como a soja, o feijão e o milho na região de Cerrado. A calagem, quando administrada adequadamente e utilizada como prática corretiva da acidez do solo, e não apenas na cultura do arroz, apresenta inúmeras vantagens, tanto no aspecto econômico quanto na melhoria das condições químicas que promovem no solo.

Quanto ao aspecto econômico, além do efeito marcante da calagem no aumento da produtividade das lavouras, seu custo pode ser considerado muito baixo em relação às demais práticas agrícolas (cerca de 5% do custo total de produção), o que propicia, aos produtores, alto retorno em termos de benefícios econômicos e sociais. Entre outros efeitos benéficos da calagem, além de neutralizar a acidez do solo, podem ser citados os seguintes:

  • Aumento da eficiência dos fertilizantes e da absorção de nutrientes pelas plantas.
  • Aumento da disponibilidade de nutrientes do solo, como nitrogênio, fósforo, enxofre e molibdênio, além de supri mento de cálcio e magnésio presentes no calcário.
  • Melhoria das condições químicas do solo à medida diminui a concentração de elementos tóxicos na do solo, permitindo, assim, maior desenvolvimento do sistema radicular das plantas.
  • Estímulo à atividade e ao aumento da população microbiana do solo, em conseqüência do aumento de pH e dos teores decompo de Ca e Mg. Nessas condições, maiores quantidades de nitrogênio são fixadas pelos microrganismos sição dos resíduos vegetais é mais rápida.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.