CI

Confirmado caso de ferrugem no Sudoeste do PR

O primeiro caso foi confirmado por amostras em São Jorge d’Oeste


Equipes de monitoramento e pesquisa do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco, confirmaram na última semana que a ferrugem asiática chegou ao Sudoeste. O primeiro caso foi confirmado na última sexta-feira (22-12) através de amostras de folhas colhidas em uma lavoura no município de São Jorge d’Oeste.

Acadêmicos e professores que utilizam o laboratório de fitopatologia da UTFPR e equipes de uma empresa multinacional de defensivos agrícolas estão fazendo o acompanhamento das lavouras da região para auxiliar os agricultores sobre a presença da doença e os estágios em que se encontram. A proposta quer evitar que os produtores de soja tenham quebra na produção por não terem identificado antecipadamente a doença.

Algumas amostras são levadas até o laboratório pelos próprios agricultores e outras pelas equipes de campo. Determinadas empresas estão fazendo as análises iniciais, e em caso de dúvida o material é encaminhado até a UTFPR. Os trabalhos devem se intensificar nesta semana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.