Confirmado caso de ferrugem no Sudoeste do PR

Agronegócio

Confirmado caso de ferrugem no Sudoeste do PR

O primeiro caso foi confirmado por amostras em São Jorge d’Oeste
Por: -Redação
4 acessos

Equipes de monitoramento e pesquisa do curso de Agronomia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco, confirmaram na última semana que a ferrugem asiática chegou ao Sudoeste. O primeiro caso foi confirmado na última sexta-feira (22-12) através de amostras de folhas colhidas em uma lavoura no município de São Jorge d’Oeste.

Acadêmicos e professores que utilizam o laboratório de fitopatologia da UTFPR e equipes de uma empresa multinacional de defensivos agrícolas estão fazendo o acompanhamento das lavouras da região para auxiliar os agricultores sobre a presença da doença e os estágios em que se encontram. A proposta quer evitar que os produtores de soja tenham quebra na produção por não terem identificado antecipadamente a doença.

Algumas amostras são levadas até o laboratório pelos próprios agricultores e outras pelas equipes de campo. Determinadas empresas estão fazendo as análises iniciais, e em caso de dúvida o material é encaminhado até a UTFPR. Os trabalhos devem se intensificar nesta semana.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink