CI

Confirmado novo caso de gripe de aves no Vietnã


Uma jovem de 16 anos está internada em estado grave em um hospital da cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon), no Vietnã, com a chamada "gripe de aves", confirmaram na última quinta-feira (30-12) fontes sanitárias.

Nguyen Thu Be Nien foi internada no domingo em um hospital na província de Tay Ninh após apresentar sintomas da doença mortal, uma semana depois que vários frangos morreram na propriedade de sua família, explicou o doutor Vinh Chau, diretor do departamento de doenças tropicais do hospital de Ho Chi Minh.

Chau declarou que o exame da paciente deu positivo para a versão humana do vírus H5N1. A mãe da paciente também foi submetida a exames mas os resultados ainda não estão disponíveis.

Até quinta-feira, a paciente estava em estado grave e respirava com a ajuda de aparelhos, afirmou o médico, confirmando que a possibilidade de surgimento de casos da doença aumenta nesta época do ano. Enquanto isso, o diretor do Instituto Pasteur em Ho Chi Minh, Phan Van Tu, disse que embora não exista nenhuma prova de que a doença é transmitida entre seres humanos, já foram feitas análises nos vizinhos e membros da família da paciente. "Temos que fazer o possível para conter a doença", ressaltou Tu.

Expansão:

A "gripe do frango" chegou a se estender por 57 das 64 províncias do Vietnã neste ano, provocando a morte de 20 pessoas. O Vietnã não tem conseguido controlar a disseminação da influenza e vários focos têm aparecido especialmente nas províncias do sul do país. No último dia 21, mais uma fazenda, no Delta do Mekong, registrou a presença da doença.

A doença causou 33 mortes na Ásia (outras 13 na Tailândia) e o sacrifício de milhões de aves no mundo todo desde a reaparição em dezembro de 2003.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu os governos regionais para que não se descuidem porque serão necessários de dois a três anos para erradicar o mal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.