CI

Congresso Abraves 2013: Entidade comemora 30 anos

Entender o passado pelo contexto do presente é ignorar a clarividência daqueles que enxergaram o futuro


Entender o passado pelo contexto do presente é ignorar a clarividência daqueles que enxergaram o futuro

Se você atua ou depende da suinocultura como atividade profissional ou produtiva, leia o texto abaixo. Afinal de contas, somos parte de algo muito maior, e com certeza entender um pouco desta história ajudará a entender o todo.

“Aos dez dias do mês de março de hum mil novecentos e oitenta e três, nas dependências da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo, na Cidade de São Paulo reuniram-se em assembleia, os Médicos Veterinários Luciano Roppa, Antônio Francisco, Aníbal Moretti, Felix R. Lima, Edson Bordin, Francisco Parker Alfaro, Flauri Migliavacca, Sergito de Souza Cavalcanti, Eurípides Laurindo Lopes, Ramiro Ramirez Necoechea, Luiz Fernando Carvalho, Alceu Bertolin, Irineu Machado de Lima, Carlos Gilberto Zanetti Mader, Claudio Lowenthal atuantes na área de suinocultura com o objetivo de fundar a Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos....”


Tente imaginar o que pensavam esses homens naquela sala, ouse fazer uma viagem no tempo e adentrar naquele local, para ver e ouvi-los criarem uma instituição que viria a marcar a história da formação técnica, produção suinícola e tornar o produto numa commodity respeitada em todo o mundo! Além disso, analise o contexto produtivo daquele momento, quando o suíno ainda era reconhecido por sua raça, que a ração era composta apenas por milho/soja/complexo de minerais e vitaminas, onde os índices de produtividades não tinham importância e as doenças eram carenciais ou parasitárias. Isso justifica o quanto devemos respeitar e admirar esses homens visionários por terem iniciado uma bela história.

Em 1984, essa instituição começou a organizar o Congresso da ABRAVES, um evento que congregava os técnicos de todo o país, fazendo com que houvesse uma unificação das informações. Desta forma, promoveu o avanço técnico entre os profissionais, seja ouvindo grandes palestrantes, conversando com pesquisadores e/ou técnicos de diferentes empresas, trocando experiências, cativando estudantes, divulgando as pesquisas realizadas por universidades, Embrapa/CNPSA e empresas comerciais. Este ambiente criado pelo Congresso da ABRAVES foi fundamental para nortear as tendências de mercado a partir do pensamento das grandes mentes que atuavam na suinocultura naquela época.

A ABRAVES é uma associação que preza pela impessoalidade e pelo bem comum do conhecimento e formação técnica. O grande objetivo desde o começo sempre foi colaborar com o desenvolvimento da Suinocultura, e realmente obteve êxito. Tente imaginar quantos estudantes participaram dos congressos, e quantos destes se tornaram profissionais bem sucedidos na área suinícola, sendo alguns, professores e pesquisadores. Outros se tornaram empresários, líderes de mercado ou dirigentes de empresas. Este mérito é da instituição, mesmo que nunca tenha exigido nada em troca, apenas a fidelidade de manter vivo o espírito abraveano, tornando o objetivo precípuo da Instituição ainda mais nítido, mesmo a olhos míopes.


Em 2013, completaremos 30 anos, com 16 Congressos realizados, sendo o último, de 05 a 07 de novembro, na cidade de Cuiabá-MT. Os quinze eventos anteriores tiveram sua importância mensurada pelas discussões pós-evento, e de fato, todos foram decisivos neste percurso. No entanto, duvidar da ABRAVES ou de sua importância é no mínimo desmerecer aqueles que dela fizeram parte. Lembre-se que a Suinocultura Brasileira e a ABRAVES estarão sempre intimamente entrelaçadas, e isto é história.

Assim, convidamos a TODOS para fazerem parte deste evento ímpar, no qual serão comemorados os 30 anos da ABRAVES. Prestigiem, para tornar ainda mais digno este momento histórico, onde honraremos o passado e projetaremos o futuro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.