Congresso APA: Especialista debate segurança alimentar no consumo de ovos
CI
Agronegócio

Congresso APA: Especialista debate segurança alimentar no consumo de ovos

Jose Maria Hernandez, da DSM, defende segurança do alimento como estratégia
Por:
Aumentar o padrão de segurança da produção de ovos é um dos critérios para atingir um padrão de qualidade que agregue valor ao produto, defende o Especialista em Segurança Alimentar e Gerente de Nutrição Animal da DSM Produtos Nutricionais, Jose Maria Hernandez.

Especialista em Comportamento do Consumidor ele vai destacar “Segurança alimentar no consumo de ovos” durante o Painel de Comercialização e Marketing do XI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, que vai acontecer de 19 a 21 de março, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

“Produzir um alimento com elevado nível de qualidade é importante para valorizar o produto. Além de conseguir um melhor preço, um produto de qualidade superior é vendido primeiro, mesmo em situação de crise”, avalia o especialista.

Segurança e rastreabilidade

Hernandez defende que a responsabilidade pela produção de um alimento seguro envolve todos os elos da cadeia produtiva. “Fornecedores confiáveis são essenciais para garantir segurança e rastreabilidade na cadeia alimentar (humana e animal)”.

Ele aponta um estudo, conduzido em 2010 pela WATT entre os profissionais da avicultura mundial, onde 80% dos entrevistados apontaram biossegurança e sanidade entre suas maiores preocupações.

“É difícil estimar o custo real de um problema ligado à segurança e rastreabilidade de alimentos, pois eles envolvem mais do que uma queda na demanda do consumidor. Para se ter uma ideia, um problema desta ordem pode levar a uma queda dramática no valor das ações de uma empresa de capital aberto em função da retirada de um produto causada por um ingrediente contaminado”.

Biossegurança, controle de matérias-primas da ração e uso responsável de medicamentos serão alguns dos temas debatidos pelo especialista. “Produzir um alimento de qualidade, livre de resíduos e com menor impacto ambiental também está ligado com redução de perdas na avicultura de postura”. 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.