CI

Congresso de Carne vai colocar MS em evidência no cenário internacional

O Congresso Internacional da Carne será realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul nos dia 08 e 09 de junho de 2011


Alicerçado no tripé produção, nutrição e genética, o Congresso Internacional da Carne vai atrair para Mato Grosso do Sul os principais atores da cadeia produtiva do setor. A declaração é do presidente da Famasul, Eduardo Riedel, durante a abertura oficial da Expoinel MS 2010, que ocorreu na manhã desta segunda-feira (08-11), no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande.

O Congresso Internacional da Carne será realizado pela primeira vez em Mato Grosso do Sul nos dia 08 e 09 de junho de 2011, com o tema ‘Carne de qualidade para todos os povos’. A captação do evento é resultado do trabalho de uma comissão coordenada pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) com o objetivo de evidenciar a cadeia da carne no Estado e as potencialidades de Campo Grande para a realização de grandes eventos.

Em seu pronunciamento, na abertura da Expoinel, Riedel destacou que o congresso vai debater os assuntos de ponta relacionados à produção, comercialização e demanda de carne no mundo. “Vamos discutir os rumos do setor e as responsabilidades diante da abertura de novos mercados”, destacou. Diante do momento atual da pecuária brasileira, quando a arroba superou a casa dos R$ 110, Riedel lembrou que há poucos anos o produtor teve de sacrificar matrizes para atravessar a crise gerada pela arroba na casa dos R$ 45. O abate de matrizes é um dos fatores da escassez de animais para o abate na atualidade.

Aproveitando a presença do governador André Puccinelli, o dirigente enfatizou também a necessidade de o Estado, junto com o produtor, investir em iniciativas para ser exemplo de sanidade. “A sanidade é base de acesso aos mercados externos”, ressaltou. O reconhecimento à qualidade da carne produzida no Estado foi um dos fatores que pesou favoravelmente na escolha de Campo Grande como sede do Congresso.

Mato Grosso do Sul tem atualmente o terceiro maior rebanho do País, formado por cerca de 22,5 milhões de cabeças, atrás de Minas Gerais e Mato Grosso. O Estado é referência no aprimoramento genético de raças e em iniciativas como o programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA), que prevê a adaptação das propriedades de modo a garantir o bem-estar do rebanho.

Com a captação do Congresso, a Famasul quer atrair a atenção dos agentes internacionais do mercado da carne para o Estado, colocando em evidencia a pecuária extensiva. Mato Grosso do Sul se destaca diante do cenário internacional do setor não só pelo incremento da qualidade como pelo potencial instalado de expansão do rebanho.

A feira - Além do governador André Puccinelli, a abertura da Expoinel MS 2010 - maior feira indoor da raça nelore do mundo - teve a presença do presidente da Assembléia Legislativa de MS, Gerson Domingos, e de representantes dos setores político e ruralista do Estado. O presidente da Nelore MS, Guilherme Bunlai, ressaltou os resultados em melhoramento genético obtidos por criadores sul-mato-grossenses, evidenciando a produção local da raça diante do mercado global. Bunlai anunciou também a compra de uma área para a construção da sede da entidade.

A feira tem a participação de criadores dos estados do MT, MG, GO, MS, SP, PR, RJ, PA, totalizando mil argolas. A Expoinel MS 2010 indoor conta com a realização da Nelore MS, Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore, e o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em MS (SENAR/MS), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural de MS (FUNAR), Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul (Acrissul), Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Campo Grande.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.