CI

Congresso debateu o cavalo Crioulo em Gramado (RS)

Evento ocorreu entre os dias 15 e 17 de março


Durante três dias, o debate sobre o cavalo Crioulo deixou a beira da cerca e se transferiu para um moderno centro de convenções num dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul. A 3ª edição do Congresso do Cavalo Crioulo, realizado no hotel Serrano em Gramado levou criadores, profissionais, estudantes e pesquisadores a participar de atividades teóricas e práticas envolvendo variados temas exclusivamente sobre a raça.

Entre os dias 15 e 17 de março, especialistas em equinocultura oriundos de diferentes regiões do país e até do exterior ministraram palestras e oficinas que abordaram assuntos como as características da raça, patologias e métodos de tratamento, perspectivas de futuro, o mercado e tecnologias reprodutivas como a Inseminação Artificial e a Transferência de Embriões.

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Mauro Ferreira, o evento alcançou seu objetivo e ainda superou as expectativas. “Estamos satisfeitos, principalmente em razão da participação efetiva de pessoas de diferentes localidades, trazendo opiniões a respeito do cavalo Crioulo olhando por ângulos diferentes”.

O coordenador do evento, o professor Carlos Eduardo Nogueira, que representou a Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equideos (Abraveq), parceira da ABCCC na organização, considerou salutar a discussão de assuntos técnicos com os criadores. “Foi importante trazer conceitos científicos para que as pessoas pensem a respeito de métodos usados como costume. Alguns paradigmas foram balançados”, diz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.