CI

Congresso em MG discute produção de biodiesel

O evento vai debater sobre os combustíveis renováveis e o modelo para produção a ser adotado no Brasil


A comunidade científica, agricultores e empreendedores vão analisar as perspectivas técnicas, industriais, políticas, econômicas e sociais da produção do biodiesel em Varginha, no sul de Minas Gerais, de 3 e 7 de julho. O 4º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, realizado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) deve esquentar a discussão sobre combustíveis renováveis e o modelo para produção a ser adotado no Brasil.

De acordo com o professor Pedro Neto, coordenador do evento, serão apresentados os resultados de pesquisas relacionadas à produção de plantas oleaginosas (de onde é possível extrair óleo para ser transformado em diesel), extração e purificação, aplicação dos óleos nas indústrias farmacêuticas, cosméticas e biológicas, produção, comercialização e utilização do biodiesel, controle de qualidade, experiências na produção de óleos vegetais e biodiesel e balanço energético e seqüestro de carbono.

Durante o evento, nas clínicas tecnológicas realizadas pelo Sebrae em Minas, os participantes poderão estender as conversas com os palestrantes do congresso. "Serão mesas-redondas para que os interessados possam discutir melhor as questões do setor", explica o técnico do Sebrae/MG Leonardo Ivo.

No total serão abordados oito diferentes temas que incluem todos os elos da cadeia do biodiesel, desde a produção das oleaginosas, passando pelo processamento e qualidade do combustível até a sua utilização nos motores, além da viabilidade financeira do negócio. As clínicas serão realizadas nos dias 4, 5 e 6 e terão inscrições gratuitas no estande do Sebrae.

Segundo Ivo, o evento será uma oportunidade para ligar indústrias e produtores. "Vamos fazer a articulação da cadeia, buscar parceiros para desenvolver a atividade", diz. A organização de pequenos produtores, orientados a consorciar a produção com outras culturas e evitar o modelo de monocultura pode ser decisiva para que o biodiesel seja também uma forma de desenvolvimento social. As informações são da assessoria de imprensa do Sebrae/MG.

Serviço:

4º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel

Data: 3 a 7 de julho

Local: Sest/Senat de Varginha, na Av. Professor Carvalho, 313, bairro Semionato, em Varginha (MG).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.