CI

Congresso Internacional aborda a biodiversidade e o manejo de pastagens nativas

Tema dos eventos é a biodiversidade, as pastagens nativas e o fortalecimento do desenvolvimento dos territórios


Durante os dias 15, 16 e 17 de maio, acontecerá o VIII Congreso Nacional sobre Manejo de Pastizales Naturales e o IV Congreso del Mercosur sobre Manejo de Pastizales Naturales, de forma concomitante, nas cidades de Olta e Chamical, localizadas na província de La Rioja (Argentina). O tema dos eventos é a biodiversidade, as pastagens nativas e o fortalecimento do desenvolvimento dos territórios. Os Congressos são realizados pelo Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria – Estación Experimental Agropecuaria La Rioja (INTA-EEA), Universidad Nacional de La Rioja, o Ministerio de Producción del gobierno de la provincia de La Rioja e la Asociación Argentina para el Manejo de Pastizales.
 
O objetivo destes encontros é a troca de experiências científicas e técnicas do manejo sustentável das pastagens nativas entre profissionais e acadêmicos da área. O Congresso visa desenvolver a aplicação de novas tecnologias, fomentando ideias inovadoras e fortalecendo o vínculo de integração entre os atores da cadeia. O evento contará com palestras internacionais, ministradas por pesquisadores de diferentes lugares do mundo e oficinas voltadas aos produtores de gado com enfoque na diversificação da produção da pecuária, políticas públicas voltadas à pecuária sustentável, o acesso a novas fontes de informação e o fortalecimento da organização dos produtores.
 
A pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Cristina Genro, palestrará sobre a emissão de gases de efeito estufa na pecuária praticada no bioma Pampa. Este tema está inserido no “Projeto Pecus”, cujos resultados demonstram que a emissão de metano no Pampa foi até 43% menor do que estimativas feitas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC).
 
Segundo Cristina, o Congresso é um dos principais eventos na América do Sul sobre pastagens nativas, pois na Argentina a sociedade de produtores de bovinos de corte em campos naturais é bastante considerável. “Poder participar de um evento como este, com pessoas tão importantes como o David Briske, que é um dos principais pesquisadores na área de pastagens nativas hoje em dia e o André Cibils que tem um trabalho muito importante no manejo de pastagens naturais nos Estados Unidos, eu vejo como uma oportunidade excelente, não só para mim como pesquisadora, mas para a nossa Unidade como uma ampliação da visão do nosso trabalho aqui dentro da Embrapa”, declarou a pesquisadora.
 
Nos dias 15 e 17 acontecem as oficinas e as visitas técnicas, já o dia 16 é reservado apenas às palestras. 
 
Para mais informações acesse aqui o site dos eventos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.