Congresso internacional no RS sobre vinho começa neste domingo (23) com 30 países

Agronegócio

Congresso internacional no RS sobre vinho começa neste domingo (23) com 30 países

Evento vai debater técnicas inovadoras de plantio de vinhas e produção sustentável
Por:
1110 acessos

O 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que terá início no próximo domingo (23), em Bento Gonçalves (RS), e se estende até o dia 28, já tem cerca de 400 inscritos, com 192 estrangeiros de 30 países. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é o coordenador do evento, que tem o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 
 
É a primeira vez que o Brasil vai sediar o congresso mais importante do setor vitivinícola mundial, promovido pela Organização Internacional do Vinho e da Vinha (OIV na sigla em inglês). Das delegações de fora do país, a maior é a francesa.

O congresso terá quatro eixos temáticos: viticultura, enologia (ciência que estuda tudo que é relacionado ao vinho), economia e direito e segurança e saúde. Durante o evento serão abordados assuntos como técnicas inovadoras de plantio das vinhas; sistemas não convencionais de produção; viticultura sustentável; mecanização na viticultura versus disponibilidade de mão de obra; desenvolvimento sustentável e mudança climática; e redução no uso de agrotóxicos.
No dia 27 serão realizadas visitas técnicas aos vinhedos dos municípios de Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Monte Belo do Sul e Nova Pádua. A OIV realizará sua assembleia geral no encerramento do congresso, dia 28, com a discussão de projetos de interesse da vitivinicultura mundial.
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink