CI

Congresso internacional no RS sobre vinho começa neste domingo (23) com 30 países

Evento vai debater técnicas inovadoras de plantio de vinhas e produção sustentável


O 39º Congresso Mundial da Vinha e do Vinho, que terá início no próximo domingo (23), em Bento Gonçalves (RS), e se estende até o dia 28, já tem cerca de 400 inscritos, com 192 estrangeiros de 30 países. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é o coordenador do evento, que tem o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). 
 
É a primeira vez que o Brasil vai sediar o congresso mais importante do setor vitivinícola mundial, promovido pela Organização Internacional do Vinho e da Vinha (OIV na sigla em inglês). Das delegações de fora do país, a maior é a francesa.

O congresso terá quatro eixos temáticos: viticultura, enologia (ciência que estuda tudo que é relacionado ao vinho), economia e direito e segurança e saúde. Durante o evento serão abordados assuntos como técnicas inovadoras de plantio das vinhas; sistemas não convencionais de produção; viticultura sustentável; mecanização na viticultura versus disponibilidade de mão de obra; desenvolvimento sustentável e mudança climática; e redução no uso de agrotóxicos.
No dia 27 serão realizadas visitas técnicas aos vinhedos dos municípios de Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Monte Belo do Sul e Nova Pádua. A OIV realizará sua assembleia geral no encerramento do congresso, dia 28, com a discussão de projetos de interesse da vitivinicultura mundial.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.