CI

Congresso mundial de pesquisa florestal abre chamada para resumos

Evento acontecerá pela primeira vez na América Latina, de 29/09 a 05/10/2019, em Curitiba/PR.


Evento acontecerá pela primeira vez na América Latina, de 29/09 a 05/10/2019, em Curitiba/PR.

A organização do XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO) acaba de divulgar a chamada de resumos para o evento, que será realizado entre 29 de setembro e 5 de outubro de 2019 em Curitiba (PR). O Congresso, considerado o maior evento de pesquisa florestal do mundo, terá como tema principal “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”.

Podem ser enviados resumos de qualquer área da pesquisa florestal. No entanto, serão priorizados aqueles que estejam no contexto das sessões técnicas do Congresso, delineadas dentro de cinco temas estratégicos: “Florestas para as Pessoas”; “Florestas e Mudanças Climáticas”; “Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde”; “Biodiversidade, Serviços Ambientais e Invasões Biológicas”; e “Florestas, Interação com o Solo e Água”.

Os resumos devem ser enviados até o dia 31/12/2018. 

Cada autor poderá ser responsável pela apresentação de até dois trabalhos durante o Congresso, independente da modalidade (apresentação oral ou pôster). Todos os resumos passarão por revisão científica e de relevância em relação aos temas do Congresso. O Comitê científico poderá indicar o trabalho para apresentação oral ou em pôster. A organização do evento disponibilizará apresentação digital e a exposição de pôsteres, garantindo alta visibilidade aos trabalhos. O resultado sobre os resumos habilitados para o IUFRO2019 será encaminhado aos autores até fevereiro/2019, diretamente para cada autor principal.

Os interessados em participar com os resumos de suas pesquisas devem primeiramente fazer a inscrição no IUFRO2019 e, então, submeter o resumo. Neste momento, não é necessário realizar o pagamento da inscrição, que poderá ser feito até 31/05/2019, ou seja, após a divulgação do aceite dos resumos.

A expectativa da comissão organizadora é de que sejam inscritos mais de três mil trabalhos. Joberto de Freitas, diretor do Serviço Florestal Brasileiro e presidente do Comitê Organizador do Congresso, espera uma grande participação de brasileiros. “O Brasil tem muitas instituições atuando na pesquisa florestal e, como o Congresso congresso será aqui, será a oportunidade de mostrar para o mundo que temos uma ciência de qualidade, instituições e políticas públicas muito bem estruturadas e que podem servir de referência para outros locais”, afirmou.

Cerca de 200 sessões técnicas já foram definidas com a participação de pesquisadores de várias partes do mundo e podem ser consultadas no site do Congresso. 

O IUFRO2019 será realizado pela primeira vez na América Latina, reunindo pesquisadores florestais de todo o mundo. O Congresso é promovido pela União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), com organização local sob responsabilidade do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Embrapa, e parceria da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP), Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Interact Comunicação, e apoio da Organização das Nações Unidas para Alimentação Agricultura (FAO), Prefeitura Municipal de Curitiba, Curitiba Convention & Visitors Bureau e Fundação Eliseu Alves. 

A IUFRO reúne cerca de 15 mil pesquisadores, ligados a 700 organizações de mais de 110 países. 

O Congresso será realizado no Expo Unimed, em Curitiba/PR. 
Mais detalhes estão no site www.iufro2019.com

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.