CI

Congresso promove debate sobre mamona e culturas renováveis de biocombustível


Agricultores familiares, cientistas, pesquisadores, estudantes e representantes governamentais e não governamentais que trabalham com oleaginosas energéticas vão discutir os rumos da pesquisa, da produção, da industrialização e as perspectivas das culturas como fonte renovável de biocombustíveis e na produção industrial, em evento com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).


Trata-se do V Congresso Brasileiro de Mamona (CBM), no Espírito Santo, uma promoção da Embrapa Algodão e Embrapa Agroenergia. Durante o encontro, que começou nesta segunda-feira (16) e termina na próxima quinta-feira (19), também serão discutidas as oportunidades de emprego geradas no campo e na cidade.

Durante os quatro dias serão apresentados trabalhos de diferentes segmentos da cadeira agroindustrial das culturas oleaginosas. Paralelamente ao congresso, ocorre o II Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas (II SIOE) e o I Fórum Capixaba de Pinhão-Manso (I FCPM). Na terça-feira, 17, o coordenador de Biocombustíveis do Ministério do Desenvolvimento Agrário, André Machado, realiza conferência com o tema “Análise estratégica de produção de agroenergia pela agricultura familiar no Brasil”.

Na programação do congresso, palestras, conferências, apresentações de trabalhos e mesas-redondas, além de minicursos com debate sobre Tecnologias em uso para produção de biocombustíveis de biomassa e óleos vegetais, Mecanização da pequena propriedade rural e Tecnologias para produção de híbridos de mamona. Outros minicursos são Resultados de pesquisa e avanços no cultivo de pinhão-manso, Tecnologias de produção de oleaginosas no Semiárido brasileiro e Experiências em consórcios agroecológicos.


Também serão realizadas conferências sobre políticas públicas para a produção do biodiesel no Brasil, com um representante da Casa Civil da Presidência da República; sobre a produção de oleaginosas no Brasil, com um representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e sobre a Mamona, importante produto agrícola do semiárido brasileiro, com um representante da Embrapa Algodão.

Mais de 400 trabalhos foram inscritos para o evento, principalmente relacionados às culturas da mamona, amendoim, cártamo, girassol, gergelim.
Os eventos contam com o apoio do Incaper, vinculado à Secretaria de Agricultura do estado do Espírito Santo, Sudene, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Banco do Nordeste e da Petrobrás Biocombustível.


Serviço:
V Congresso Brasileiro de Mamona (CBM)
Data: de 16 a 19 de julho
Local: Sesc – Centro de Turismo de Guarapari, Guarapari (ES)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.