Congressos de Biodiesel constituem maior evento científico da área
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,200 (0,72%)
| Dólar (compra) R$ 5,63 (0,59%)


Agronegócio

Congressos de Biodiesel constituem maior evento científico da área

O destaque do evento ficou por conta da palestra de Paulo Saldiva, professor e cientista da USP
Por: -Marianna
700 acessos
No terceiro dia do 4º Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e do 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, o destaque ficou por conta da palestra de Paulo Saldiva, professor e cientista da Universidade de São Paulo. Saldiva é médico pneumologista, diretor do Laboratório de Poluição Ambiental da Faculdade de Medicina da USP, membro do Comitê Mundial de Saúde e membro do Comitê Científico da Escola de Saúde da Universidade de Harvard. Em ambos os comitês, predominam os estudos acerca da qualidade do ar.

A palestra de Salviva, cujo tema “Poluição do Ar e Saúde Humana: o papel do Diesel e do Biodiesel” trata sobre como os combustíveis contribuem para o surgimento de doenças pulmonares e para a mortalidade precoce. Nesse sentido, Saldiva propõe uma reflexão sobre o papel dos biocombustíveis como agentes minimizadores desse processo, ou seja, como esses materiais são importantes não somente como fonte alternativa de energia, mas também pela caracterização de um modelo menos prejudicial à saúde humana. “Discute-se muito sobre a cadeia produtiva do biodiesel, principalmente sobre a ótica econômica da agricultura familiar, mas pouco se fala do ponto de vista da saúde”, comenta Saldiva.

Um importante nome do Biodiesel nos Estados Unidos da América falou aos congressistas na manhã de quarta-feira (6). Com o tema “Biodiesel: retrospectiva e perspectivas”, Gerhard Knothe é membro do National Center for Agricultural Utilization Reserach of the U.S. Departament of Agriculture (USDA).

O 4º Congresso Brasileiro de da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel e do 7º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel acontece até esta sexta-feira (8) e, como destaque, recebe Martin Mittelbach, do Institute for Chemistry (IFC) Department of Renewable Resources Karl-Franzes- University Graz – Áustria. A palestra do austríaco tem como tema “Aspectos Tecnológicos do Biodiesel – Produção e Utilização”.

Artigos Científicos

Os Congressos, este ano, bateram recorde em número de inscrições de artigos científicos, que chegaram a 1.200. Desses, estão expostos 610 artigos, escolhidos pela comissão organizadora. Junto à Inovatec, que acontece simultaneamente aos Congressos, os artigos formam corredores de novos conhecimentos da área de biodiesel.

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink