CI

Conheça a moeda digital para troca de café por mercadorias

É possível comprar defensivos, ferramentas, implementos agrícolas, entre outros


Foto: Pixabay

A Cooperativa brasileira Minasul, dedicada à cafeicultura, criou o Coffee Coin, moeda digital que permite a troca de café por produtos, e cujo gerenciamento é suportado pelo Dynamics, o ERP da Microsoft. Conforme os dados divulgados pela assessoria de imprensa, com a solução implementada pela fornecedora de tecnologia, Inove, o café dos cooperados é convertido em um padrão monetizado que possibilita a troca de café estocado por mercadorias diversas nas lojas da Minasul, podendo ser adquiridos produtos de diversos valores, desde um chapéu até um trator. Assim, adotou-se que um quilo de café verde corresponde a um Coffee Coin cujo valor monetário é ajustado diariamente pela Bolsa de Nova York, obedecendo a padronização dos tipos de café. 

O uso do Dynamics, armazenado em Azure, nuvem da Microsoft, a Minasul consegue, gerenciar as variações do preço diário do café, bem como as compras dos associados em suas lojas simultaneamente na mesma plataforma ERP. “Esta ideia nasceu para facilitar as compras dos nossos associados. Por enquanto, todos os pagamentos são feitos à vista e limitado aos nossos cooperados em nossas lojas, mas nosso objetivo para 2021 é o de transformar o Coffee Coin em uma criptomoeda, o que permitirá o pagamento utilizando-se de operações de crédito.

De acordo com Luís Henrique Albinati, diretor de novos negócios da Minasul, os produtores têm gastos diversos antes da colheita, assim eles poderão comprar defensivos, ferramentas, implementos agrícolas, dentre outras coisas ao longo do ano para viabilizar sua produção e terão a oportunidade de lastrear a sua aquisição no preço do café daquele dia e fazer o pagamento apenas após a colheita”, explica Albinati.

A Cooperativa Minasul finalizou recentemente o projeto de implementação do Dynamics em todas as suas áreas de comércio, exportação e armazenagem do café. Segundo Albinati, a migração era necessária para suportar o crescimento exponencial que eles tiveram nos últimos anos. “Somos uma cooperativa voltada para a inovação. Com o sucesso das aplicações utilizando Azure, Dynamics e associado ao Power BI, decidimos utilizar as mesmas plataformas na área do café, envolvendo todos os processos ali implantados e criando no Dynamics a “Vertical Café”. Este ano, toda a nossa plataforma ERP foi posta a prova para vermos a sua performance neste negócio e obtivemos excelentes resultados, com estabilidade em todo o percurso da safra, no ano em que batemos o recorde desde a fundação da cooperativa”, comenta. Em 2020, a Minasul atingiu mais de 1,8 milhão de safras de café.  

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.