Conheça o robô semeador com energia solar
CI
Imagem: Divulgação
INOVAÇÃO

Conheça o robô semeador com energia solar

Feito com materiais recicláveis pode atender a agricultura familiar
Por: -Eliza Maliszewski

O nome é "Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar". O equipamento é montado com materiais recicláveis, como sucata de motos e automóveis, tem placa solar e pode auxiliar os produtores na aragem da terra e no plantio.

A ideia veio de estudantes do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, de Cascavel, no Ceará. O município fica na região metropolitana de Fortaleza e concentra várias propriedades rurais.

O estudante Ud Madeiro Pereira, mora em um sítio afastado da área urbana e acompanha de perto trabalhadores rurais enfrentando altas temperaturas e com desgaste físico para realizarem a aragem e a semeadura, sem encontrar alternativas em maquinários por conta dos altos preços. Diante desse problema, Ud se juntou a duas colegas, Jamilly Félix Lima e Anna Beatriz Santos Fonseca, para desenvolver um robô mecanizado que não só poupa o esforço do agricultor, mas aumenta sua produção a um custo acessível. O nome "Vespertílio" foi escolhido porque significa, em latim, morcego, um dos principais animais semeadores.

"Não existe robô agricultor no mercado brasileiro e, também por isso, o maquinário é bem caro. Desenvolvemos um robô completamente sustentável, porque tem de ser de baixo custo para os agricultores terem acesso”, explica.

No sistema é possível definir a quantidade de sementes a serem plantadas e a distância que devem ficar. O projeto foi reconhecido como o grande vencedor nacional da sétima edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, programa global da Samsung que desafia alunos e professores da rede pública de ensino de todo o país a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

"Estamos orgulhosos por ver como esses jovens de Cascavel trouxeram um desafio particular da região agrícola em que vivem, percebendo uma dificuldade muito grande nas condições de trabalho, que afeta a qualidade dos plantios. É um projeto de relevância social, ambiental e econômica, com tributos de funcionalidade e potencial de escala, podendo beneficiar um número ainda maior de pessoas", afirmou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Além do vencedor, a cidade tem um representante na segunda colocação: o projeto "CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável", de estudantes da Escola Ronaldo Caminha Barbosa, que sintetizaram um revestimento inovador para prolongar a vida útil de sementes durante o armazenamento. 

A terceira colocação ficou com estudantes do Instituto Federal de Pernambuco, no Recife, com o projeto "Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano", que ajuda na remoção de corantes têxteis e minimiza danos ambientais.

Confira os vencedores do Prêmio Respostas para o Amanhã de 2020:

Vencedores nacionais

1º lugar
EEEP Edson Queiroz
Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar
Cascavel (CE)

2º lugar
EEM Ronaldo Caminha Barbosa
CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável
Cascavel (CE)

3º lugar
IFPE - Campus Recife
Materiais à base de grafeno sintetizados eletroquimicamente para remoção de corantes têxteis usados no polo de confecção do Agreste Pernambucano
Recife (PE)

Menção honrosa
CAE Adroaldo Colombo
Reflorestamento utilizando minifoguetes: Pitanga e Ipês
Palotina (PR)

Júri popular
EEMTI Marconi Coelho Reis
BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes
Cascavel (CE)

Escola de Referência em Ensino Médio de Ipojuca
Análise do efeito de plantas medicinais para a produção de Biorepelente em difusor elétrico e larvicida orgânico no combate a mosquitos hematófagos
Ipojuca (PE)

EE Tristão de Barros
Telha térmica a base de materiais recicláveis: uma alternativa as moradias do sertão de Currais Novos/RN
Currais Novos (RN)
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink