CI

Conheça os rendimentos das variedades de trigo indicadas para SC, PR e SP

Fundação disponibiliza resultados de 87 cultivares


Fundação disponibiliza folha de resultados com os rendimentos de 87 cultivares de trigo nos três estados

Já estão disponíveis no site da Fundação Pró-Sementes os resultados de trigo dos Ensaios de Cultivares em Rede (ECR), pesquisa desenvolvida pela entidade desde 2007. No relatório é possível avaliar o desempenho das 87 cultivares de trigo indicadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para as regiões I, II e III de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.


Na folha de resultado são disponibilizadas informações como rendimento, altura das plantas, grau de acamamento e ciclo, Como já existe uma informação acumulada de experimentos conduzidos em anos anteriores, dependendo do local, é possível observar o rendimento médio de cultivares nos anos 2009 e 2010 e 2008 a 2010.

Para esses estados a Fundação optou por divulgar uma folha de resultados no lugar do relatório completo. “Entendemos que assim fica muito mais fácil localizar o rendimento, que é a principal informação buscada pelo produtor”, observa o assessor do Conselho Diretor da Fundação Pró-Sementes, Rui Colvara Rosinha.

Pesquisa

A pesquisa desenvolvida pela Fundação Pró-Sementes é única no país e foi realizada em campos experimentais de Campos Novos e Abelardo Luz, em Santa Catarina; Astorga, Nova Fátima, Campo Mourão, Cascavel, Pato Branco, Guarapuava e Ponta Grossa, no Paraná e Cruzália, Manduri e Taquarivaí em São Paulo.


O principal objetivo da rede experimental de trigo conduzida pela Fundação Pró-Sementes e abrangendo os estados do RS, SC, PR e SP, é fornecer informações adicionais para a tomada de decisão sobre o uso de cultivares de trigo nas diferentes regiões onde estão indicadas. Como os experimentos são implantados e conduzidos de maneira uniforme em todos os locais, permite ao usuário da informação uma melhor visualização do conjunto de cultivares indicados para a sua região.

Resultados

Para acessar os resultados entre no www.fundacaoprosementes.com.br, clique em Ensaio de Cultivares, depois em Trigo e baixe a folha de resultados. No local estão disponíveis também os relatórios dos outros anos e os resultados de 2010 para o RS.

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Pró-Sementes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.