CI

Conheça os vencedores do Prêmio Embrapa de Reportagem 2008

Os vencedores de cada categoria receberão prêmio no valor bruto de R$ 20 mil


O Prêmio Embrapa de Reportagem 2008 já tem vencedores. Numa disputa que envolveu jornalistas de todas as regiões do País e até profissionais que atuam na imprensa estrangeira, a premiação teve como tema, este ano, “Os desafios da pesquisa agropecuária frente às mudanças climáticas”. Os vencedores de cada categoria receberão prêmio no valor bruto de R$ 20 mil. A cerimônia de entrega será realizada no dia 23 de setembro, durante o Ciência para a Vida, na Sede da Embrapa, em Brasília (DF).

Na categoria Impresso, a reportagem “Ciência refaz o mapa da agricultura” (acesso exclusivo para assinantes), de Cibelle Bouças e Daniela Chiaretti, do jornal Valor Econômico, foi a vencedora. O texto aborda a preocupação com os efeitos que o aquecimento global provocam sobre a agricultura e aponta para soluções, como a busca por produtos resistentes às alterações no clima.

Na categoria Internet, a reportagem escolhida pelos jurados foi “Os efeitos do aquecimento global na agricultura brasileira”, de Dylan Della Pasqua e equipe, da Agência Safras. Os jornalistas fazem um painel sobre como o Brasil está se preparando para enfrentar as mudanças climáticas, abordando as novas práticas e os rumos da pesquisa agropecuária frente a essas adversidades.

Na categoria Rádio, ganhou a reportagem “Brasil, celeiro do mundo”, de Tacyana Arce e equipe, da rádio UFMG Educativa. Em cinco matérias, a série contextualizou os problemas ambientais que assolam o planeta e como eles afetam a atividade agrícola e falou com especialistas que apresentaram propostas para reduzir os impactos da agricultura no clima.

Na categoria TV, a escolhida pelos jurados foi a reportagem “A Ciência da Multiplicação”, de Eliane Camolesi e equipe, da Globo News. Exibida no programa. Espaço Aberto Ciência e Tecnologia, a matéria aponta os caminhos para mitigar o problema da crise de alimentos no mundo, que tenderia a se agravar ao encontrar pela frente as conseqüências do aquecimento global.

Sobre o prêmio - Promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Prêmio Embrapa de Reportagem 2008 conta com o patrocínio da Associação Brasileira de Agribusiness (ABAG), da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (CNA/SENAR), da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e da Embaixada do Reino Unido no Brasil. O objetivo é reconhecer trabalhos jornalísticos que se destaquem por haver tornado acessíveis ao público informações geradas pela pesquisa agropecuária. Entre os vencedores, em anos anteriores, estão jornalistas de veículos como Folha de São Paulo, Jovem Pan, Gazeta Mercantil, Zero Hora e Canal Rural. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.