CI

Conhecido o Campeão Hereford da Expointer

O touro de dois anos, da Cabanha São Marcos, de Alegrete (RS), garantiu o bicampeonato


Encerrando os julgamentos de animais de argola, foram conhecidos na tarde da terça-feira, 31 de agosto, os grandes campeões da raça Hereford, que foram julgados pelo médico veterinário Ricardo Amaral Furtado, proprietário da Reculuta Agropastoril, de Santana do Livramento.

O Grande Campeão Hereford foi o touro de dois anos SM E 4072 (Box 1291), da Cabanha São Marcos, de Alegrete (RS), que garantiu o bicampeonato na Expointer, onde foi o vencedor também em 2009, quando foi exposto na categoria terneiro. “É um touro de muita qualidade racial e boa estrutura óssea, realmente um animal de destaque dentro de sua variedade”, ressalta Ciro Manoel de Andrade Freitas, revelando que o exemplar deve compor a oferta do leilão anual da cabanha, em outubro.

Já a cabanha Touro Passo, de Uruguaiana, garantiu os títulos de Reservado Grande Campeão e de Terceiro Melhor Macho com os exemplares Topass Munch 2 (Box 1290) e Topass Maula 5 (Box 1289), respectivamente.

Entre os exemplares Polled Hereford, o grande campeonato ficou com o Campeão Touro Sênior, Garupá 9069 Pontero (Box 1319), da Cabanha Azul, de Quaraí, apontado ainda o Supremo Campeão Hereford da Expointer 2010. Susana Macedo Salvador lembra que o touro, escolhido o Terceiro Melhor Macho da Expointer 2009, seria vendido no ano passado no leilão que a cabanha promove junto com outros parceiros, mas como ele teve problemas numa pata acabou ficando fora da oferta. “Tivemos uma pequena frustração em 2009 por causa disso, mas agora ele nos deu uma grande alegria”, comemora, destacando a estrutura carniceira do animal. “É muito bom ganhar na Expointer, melhor ainda quando ganhamos com uma genética feita em casa. São muitos anos de seleção, e este resultado comprova que estamos no caminho certo”, completa Susana.

“É um animal que apresenta muito equilíbrio e uma excelente condição muscular”, resume o jurado Ricardo Furtado, que apontou ainda como Reservado Grande Campeão o touro Santo Ângelo Reload N5 (Box 1317), da cabanha Santo Ângelo, de Barra do Quaraí, e como Terceiro Melhor Macho Hereford o exemplar Garupá 9237 Reload G8301 (Box 1301), também da Cabanha Azul.

As informações são da assessoria de imprensa da ABHB.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.