CI

Conhecimento ao alcance do produtor

A aproximação da Embrapa com o sistema cooperativo tem despertado maior interesse do produtor no uso dos conhecimentos gerados pela pesquisa


A aproximação da Embrapa com o sistema cooperativo tem despertado maior interesse do produtor no uso dos conhecimentos gerados pela pesquisa. É o que mostrou o Encontro Técnico para Agricultores Cooperativistas, realizado nos dias 8 e 9/10, na Embrapa Trigo, em Passo Fundo, RS. 

Em 2015, a Embrapa Trigo e o Sistema OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) iniciaram uma série de capacitações em cereais de inverno com o objetivo de qualificar os departamentos técnicos das cooperativas, atualizando com os conhecimentos gerados pela pesquisa e aproximando os profissionais do setor. Desde então, já passaram pelo treinamento 111 técnicos de cooperativas, contabilizando mais de 700 horas de curso. A parceria envolve diversas unidades da Embrapa, universidades, empresas/instituições de assistência técnica e extensão rural, fundações, associações, produtores rurais e cooperativas. 

Neste ano, a interação com a pesquisa chegou também ao produtor através de encontros técnicos onde um grupo de cooperados visita a Embrapa Trigo para a troca de conhecimentos. A estratégia é estimular a adoção de novas tecnologias com maior segurança na tomada de decisão, apoiando o trabalho da assistência técnica da cooperativa. O primeiro encontro foi realizado em julho deste ano, com o tema “Otimização do uso da terra no sul do Brasil”. O resultado positivo gerou a demanda para o segundo encontro, com o tema “Manejo em sistemas de produção de grãos”, dias 8 e 9 de outubro, com o retorno de, praticamente, todos os participantes da primeira visita e algumas novas adesões ao grupo. 

Um dos participantes foi o produtor Evandro Koenig, de 56 anos, agrônomo que trabalha no cultivo de grãos em Espumoso, RS. O convite da Coagrisol para o primeiro encontro na Embrapa foi melhor aceito pelo filho, o também agrônomo Eduardo Koenig, de 25 anos, jovem profissional sempre em busca de novos conhecimentos, unindo a vontade de experimentar com a segurança no expertise do pai. “Participamos os dois no primeiro encontro e voltamos para casa querendo mais. Nesta edição somente eu pude vir, ciente da importância de reciclar os conhecimentos e enxergar novas possibilidades de melhoria no sistema produtivo”, avalia Koenig, lembrando que a tendência do produtor é ficar fechado na propriedade, vulnerável à mídia e àqueles que chegam na porteira, com pouca atualização técnica para filtrar a informação disponível.

O produtor Evandro Koenig também percebeu a mudança na abordagem dos técnicos da cooperativa após o início dos treinamentos Embrapa-OCB, com profissionais mais seguros para orientar os cooperados com base em fundamentos científicos para recomendar diferentes formas de conduzir a lavoura. “Voltamos a rever a conservação do solo, com semeadura em contorno, uso de sulcadores na descompactação. Práticas que eram conhecidas e ficaram esquecidas em meio a preocupações com mercado e custos de produção. Às vezes é preciso parar e repensar os processos que garantem a sustentação da propriedade, melhor ainda poder contar com um técnico preparado para discutir essas mudanças com um olhar de fora de casa”, conclui koenig.

A Embrapa Trigo projeta novos encontros técnicos com agricultores cooperados para 2019. Produtores interessados em participar devem procurar o departamento técnico da sua cooperativa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.