CI

Conselheiro da Cotrijal discute a cadeia leiteira

Foram discutidos aspectos competitivos que envolvem a cadeia láctea


Com o objetivo de discutir os “Aspectos competitivos que envolvem a cadeia láctea dentro e fora da fazenda”, o conselheiro fiscal e produtor rural da Cotrijal Luiz Carlos Schuster apresentou informações sobre a atividade leiteira, com destaque para a realidade encontrada pelos produtores da região da cooperativa, localizada em Não-Me-Toque (RS).

Schuster destacou o trabalho que desenvolve junto com o Departamento Técnico da Cotrijal, através do programa de análise e gerenciamento. “Minha propriedade funcionacomo uma empresa rural e o gerenciamento já está me proporcionando bons resultados, por isso digo aos produtores que eles não podem esperar que as coisas aconteçam; a busca pela informação e por uma maior produtividade deve ser constante”, revela o produtor, fazendo um comparativo de quando iniciou o trabalho de análise e gerenciamento com os resultados de agora. "Em 1999, registrava uma média de 13.2 litros de leite por vaca da raça holandesa; em 2009, trabalhando apenas com animais da raça jersey, a média de produtividade por animal foi de 21 litros", informou, completando: “Tenho como meta trabalhar com 40 animais em lactação e alcançar uma média 25 litros/dia (1000 litros diários)”.

Atualmente Luiz Carlos Schuster desenvolve suas atividade no Sítio Raiar do Sol (Não-Me-Toque/RS), com 32 vacas em lactação e 660 litros/dia.

Também participaram do painel: Ernesto Krug, presidente da Associação Gaúcha dos Laticinistas; Gilberto Kirin, dirigente da Cooperativa Piá; Clóvis Marcelo Roesler, presidente da APIL; Gilmar Antônio Meneghetti, técnico da Emater/RS-Ascar.

As informações são da assessoria de imprensa da Cotrijal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.