CI

Conselho Agropecuário do Sul discute estratégia para alta dos alimentos

O aumento do preço dos alimentos é o tema principal do encontro, que acontece até amanhã (29), em Concón (Chile)


Concón/Chile - Durante a cerimônia de abertura da 14ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), nesta quinta-feira (28), a presidente “pro tempore” do conselho e ministra de Agricultura do Chile, Marigen Hornkohl, afirmou que a alta mundial de preços dos alimentos obriga os membros do colegiado a realizar uma análise comum sobre o tema. “Existe consenso a respeito de que esta situação definirá oportunidades e desafios para os países membros do CAS, todos com um importante trabalho desenvolvido na produção de alimentos”, explicou.


O aumento do preço dos alimentos é o tema principal do encontro, que acontece até amanhã (29), em Concón (Chile). Além da ministra anfitriã, participam os titulares de Agricultura do Brasil, Reinhold Stephanes, da Argentina, Carlos Alberto Cheppi, da Bolívia, Diego Pacheco, do Paraguai, Carlos Vera Bejarano, e do Uruguai, Andrés Berterreche.

Hornkohl destacou, ainda, que “esta crise mundial, é uma oportunidade para nossos produtores agrícolas e isso significa que a conjuntura pode ser lida como una tremenda oportunidade de crescimento, de aumento de produtividade e competitividade para a agricultura dos países do Cone Sul”.

Durante a reunião do CAS, as autoridades compartilharão experiências de políticas públicas que foram implementadas nos países membros e sobre as ações que serão assumidas, tanto internamente como em nível regional.

Publicações - A Rede de Coordenação de Políticas Agropecuárias (Redpa), formada por diretores de políticas públicas da região, apresentou aos ministros uma publicação sobre a alta dos preços dos alimentos. A idéia é que a publicação sirva como base para o plano de uma política comum para os países do CAS. São abordados, entre outros aspectos, a situação mundial e regional dos preços dos alimentos, o contexto internacional, o fenômeno da fome, assim como a revisão de oferta e demanda de grãos.


Outra publicação apresentada foi sobre as Contribuições para uma Política Agrícola Regional de Agroenergia, elaborada pelo Grupo de Trabalho de Agroenergia (GT6) do Redpa, coordenado pelo diretor de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Alexandre Strapasson.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.