Conselho prevê tempo seco até março no RS
CI
Agronegócio

Conselho prevê tempo seco até março no RS

Por:
O tempo seco com chuvas abaixo da média deve predominar no RS até março. O prognóstico é do Conselho Permanente de Agrometeorologia Aplicada do RS (Copaaergs), que esteve reunido, ontem, na Capital. Diante deste cenário, segundo a coordenadora do Copaaergs, Bernadete Radin, há grande risco para quem optar pelo replantio do milho. Ela explica que o cultivo exige umidade no solo, o que, neste momento, ocorre apenas no Norte e no Nordeste, regiões onde, para abril, são previstas temperaturas mais baixas, prejudiciais à cultura. Temperaturas elevadas são projetadas apenas para Depressão Central, Noroeste e Fronteira-Oeste, o que poderia viabilizar o replantio desde que chova na próxima semana, como o previsto. "Os riscos são grandes", alerta. A MetSul prevê chuva irregular no restante do verão, mas enfatiza que, em fevereiro, algumas áreas poderão ter precipitação próxima ou acima da média.


Levantamento divulgado pela Emater confirmou o impacto positivo das chuvas em lavouras do Leste, Nordeste e Norte, onde as cultivares mais tardias de soja e feijão devem retomar crescimento. Essa situação ainda é possível para 49% das lavouras da oleaginosa que se encontram em desenvolvimento. No milho, a situação é critica. Segundo o agrônomo Dulphe Pinheiro Machado, definição maior virá nas próximas semanas, após avaliação do impacto das novas chuvas previstas.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.