CI

Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS lança campanha

CRMV-RS lança campanha “Segurança de Alimentos”


Ação busca informar à população sobre a atividade do médico veterinário nas etapas de produção do  alimento de origem animal
 
Importante fonte de proteínas para os seres humanos, os produtos de origem animal – carne, ovos, leite, mel e pescado - devem receber cuidados indispensáveis antes de serem consumidos. Um dos únicos profissionais presentes em todas as etapas de produção do alimento oriundo de animais é o médico veterinário. Ele atua no cuidado com os rebanhos – manejo, alimentação e genética, na inspeção dos animais – em matadouros e frigoríficos, no processamento do alimento – na indústria e, por fim, no controle do produto – nos pontos de venda.

Com o propósito orientar a população sobre o envolvimento do médico veterinário no processo de fabricação do alimento de origem animal é que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do RS (CRMV-RS) lançou a campanha “Segurança dos Alimentos”.  Com o slogan “Médico Veterinário = Alimento + Qualidade + Saúde” a ação busca informar o longo processo que produto de origem animal passa até chegar diariamente à mesa da população. Além disso, a campanha alerta a sociedade para que fique vigilante e não consuma produtos que não apresentarem condições necessárias para a ingestão.

O consumo de alimentos contaminados por bactérias ou toxinas pode acarretar em toxinfeccções alimentares — enfermidades ocasionadas por infecção ou intoxicação alimentar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população dos países industrializados sofrem com doenças de origem alimentar. Segundo estimativas da OMS, mais de 2 milhões de pessoas morrem por doenças diarreicas todos os anos. Em sua maioria são provindas de alimentos contaminados.

De acordo com o presidente do CRMV-RS, Rodrigo Lorenzoni, antes de o alimento de origem animal chegar à mesa, ele passa por um longo processo. “Para garantir a qualidade da carne, leite, ovos, mel e pescado, é imprescindível a presença e o acompanhamento de todas as etapas por um médico veterinário”, completa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.