CI

Conservação com desenvolvimento


“O Brasil ocupa uma posição única: pode ser o primeiro País do mundo a ser considerado desenvolvido sem ter destruído todas as suas florestas.” Com essa afirmação, o pesquisador norte-americano Eric Davidson, do Centro de Pesquisas Woods Hole, chamou a atenção para a necessidade de conservação dos biomas frente às ondas de desenvolvimento no País. Eric coordena um projeto de pesquisa da Agência Espacial Norte-americana (Nasa), sobre a biosfera na Amazônia brasileira. Segundo ele, que participou ontem do 3º Fórum Ambiental na cidade de Goiás, as atenções internacionais sobre o uso da terra – quase sempre voltadas à região amazônica – começam a se voltar para o Cerrado.

“O estoque de carbono é enorme no Cerrado. Há várias pesquisas que mostram um risco grande de maior fluxo de carbono com a maior ocupação da terra”, disse o pesquisador.

O 3º Fórum Ambiental, dentro do 11º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), continua hoje e amanhã no Teatro São Joaquim, na cidade de Goiás, a partir das 9 horas. O tema do fórum é Globalização e as Crises sem Fronteiras: Em Busca de Novos Paradigmas Sociais, Econômicos e Ambientais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.