CI

Consórcio promove VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil na BA

O evento será realizado no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, de 16 a 19 de setembro


O principal objetivo do Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil é promover ampla discussão da comunidade científica com representantes dos diversos setores da cadeia produtiva do agronegócio café.  Durante o evento, serão apresentados e debatidos os avanços da pesquisa científica obtidos pelas instituições participantes do Consórcio Pesquisa Café, cujo programa de pesquisa é coordenado pela Embrapa Café. O Simpósio, realizado a cada dois anos, visa garantir a competitividade, a melhoria da qualidade do produto e a sustentabilidade do setor cafeeiro, com inclusão social.

Programação - O Simpósio será realizado no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, de 16 a 19 de setembro e terá como tema central. “A atividade cafeeira com sustentabilidade e inclusão social”. Estão programadas três palestras principais: “Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café”, Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil” e “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura”. As oficinas também serão em número de três e vão trazer para discussão os assuntos “Etapas para a certificação”, “Identificação geográfica” e “Manejo e conservação do solo e da água para a cafeicultura”. Entre os temas dos minicursos estão a melhoria da qualidade e agregação de valor do café, bem como avanços na nutrição, do café arábica e conilon, mecanização, sistemas agroflorestais e orgânicos, manejo fitossanitário e classificação do café. Já nas mesas redondas serão discutidos o estado da arte da cafeicultura familiar, café e saúde, irrigação e cultivares de café. O evento também terá apresentação oral de trabalhos, sessões de pôsteres e visitas técnicas.

Planejamento - A Comissão Organizadora do VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil se reuniu nos dias 10 e 11 de abril no Campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, em Vitória da Conquista-BA, para definir a programação técnica e subtemas do evento e fazer a vistoria da estrutura física que irá receber cerca mil participantes, entre os diversos representantes dos setores que compõem o agronegócio, além de pesquisadores, estudantes, profissionais e produtores.

Membros da Comissão estiveram reunidos no campus da UESB com o secretário da Agricultura do estado, Eduardo Salles, e o reitor, Paulo Roberto Pinto Santos. Entre os presentes, os representantes da Embrapa Café, Gabriel Ferreira Bartholo, Lucas Tadeu Ferreira, Paulo César Afonso Júnior, Jamilsen de Freitas Santos e Anísio José Diniz; da UESB, Sandra Elizabeth Souza; da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola – EBDA, Gabriel Fernandes Brito Ferreira e Dalmar Gusmão Fernandes Júnior; da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – Epamig, Gladyston Rodrigues Carvalho; e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura – Seagri-BA, Almeida Júnior.

Sobre o evento - Já faz parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico do café desde 2000, quando foi realizado o primeiro Simpósio de Pesquisa pelo Consórcio Pesquisa Café. Em 2013, em função dos novos cenários apresentados à cafeicultura, em nível mundial, da produção ao consumo, a pesquisa se defronta permanentemente com novos desafios para manter a sustentabilidade do setor. Nesse contexto, o evento propicia a discussão do avanço do conhecimento e o desenvolvimento de tecnologias e produtos em prol do agronegócio café. O VIII Simpósio contará com a presença de renomados pesquisadores e agentes do agronegócio café para participação da discussão de temas relevantes que compõem a programação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.