Consulta define critérios para padronização da manga

Agronegócio

Consulta define critérios para padronização da manga

Regras buscam melhorar a qualidade da fruta e facilitar a comercialização
Por:
1503 acessos
Regras buscam melhorar a qualidade da fruta oferecida aos consumidores e facilitar a comercialização
 
O regulamento técnico para a definição do padrão oficial de classificação da manga ficará em consulta pública por 90 dias, a partir desta segunda-feira, 11 de abril, conforme a Portaria nº 80, publicada no diário Oficial da União.

A legislação vai estabelecer os critérios de classificação da fruta em grupos, peso e categorias. O grupo será determinado de acordo com o estágio de maturação, que é definido em função da coloração da polpa. O peso das frutas contidas na embalagem também será observado. A manga será separada em categorias de acordo com os limites máximos de tolerâncias estabelecidos para os defeitos de possível ocorrência na fruta, tais como dano mecânico, doenças, podridão, manchas, etc.
 
A proposta também vai criar os requisitos para amostragem, os procedimentos operacionais para a classificação, o modo de apresentação e as especificações para marcação ou rotulagem do produto.

Segundo o coordenador de Qualidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Fabio Fernandes, a proposta de padronização da manga foi elaborada pelo órgão juntamente com representantes do mercado interno, exportadores e produtores. O objetivo é aumentar o controle de qualidade da fruta a ser oferecida ao consumidor bem como facilitar a comercialização do produto.

“Até então não existia um padrão oficial de classificação para esse produto. Uma vez aprovado o regulamento proposto, a comercialização será facilitada, tendo em vista a uniformização da informação”, ressalta.

As sugestões à consulta pública podem ser encaminhadas para a Coordenação-Geral de Qualidade Vegetal no e-mail consultapublica.cgqv@agricultura.gov.br ou no endereço Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Anexo A, sala 336, CEP: 70.043-900, Ministério da Agricultura, Brasília (DF).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink