CI

Consultor defende terceirização da comercialização em Rio Verde

“O produtor produz bem, mas isso não significa que vá comercializar bem sua produção. Ele precisa pedir ajuda e auxílio nesta parte"


Um público formado por mais de 150 produtores rurais, empresários e dirigentes sindicais participaram na noite dessa terça-feira (24) da terceira edição do Seminário Regional de Comercialização e Mercado Agrícola 2012, realizado pelo Sistema Faeg/Senar e o Sindicato Rural de Rio Verde no salão verde do Sindicato, no Parque de Exposições do Município.

Terceirizar a comercialização da produção. Esse foi um dos temas abordados pelo palestrante da noite, o consultor internacional de mercado e presidente da PHDerivativos, Pedro Dejneka com a palestra Perspectivas da Comercialização Agrícola para Safra 2011/2012. “O produtor produz bem, mas isso não significa que vá comercializar bem sua produção. Ele precisa pedir ajuda e auxílio nesta parte. E terceirizar é um investimento no seu negocio”, explica o consultor.

A afirmação deve-se ao fato de a área da comercialização demandar muita dedicação do produtor rural já muito ocupado no acompanhamento da sua cultura. Para o consultor, a globalização dos mercados não garante mais o isolamento de nenhum País contra a crise financeira e sócio-política vivida pela Europa. “O Brasil não está isolado da crise porque mesmo com a demanda interna de consumo crescendo, não conseguirá suprir toda a demanda da produção que hoje é destinada a exportação”, completa.

Preços estáveis

Dejneka disse ainda aos produtores que os preços nos próximos seis meses terão o suporte dentro da expectativa na relação estoque consumo. Segundo ele, a pressão macroeconômica, principalmente vinda da crise européia; a quebra da safra na América do Sul e as exportações para a China estão entre os fatores que podem alterar esses preços agrícolas. Outro ponto discutido por ele é a necessária mudança de cultura no uso do crédito por parte dos brasileiros, importante para que haja crescimento de um país.

O presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner, participou da abertura oficial do seminário pedindo cautela aos produtores neste ano que se inicia. Elevado custo de produção e clima adverso na produção dos grãos no Estado são algumas das perspectivas da Faeg para 2012.

Ele agradeceu a participação dos sindicatos, cooperativas e produtores rurais de Rio Verde nas muitas mobilizações realizadas pelo Sistema para sensibilizar a sociedade e os deputados da importância de aprovação do Código Florestal brasileiro. “O texto do Código aprovado pela Câmara dos Deputados e modificado pelo Senado Federal está contemplando os anseios do setor rural em 85% de seu conteúdo, mas a discussão não está terminada. O texto voltará à Câmara para ser apreciado novamente e continuaremos acompanhando de perto sua discussão”, ressaltou o dirigente da Faeg.

José Mário criticou a atual política agrícola brasileira baseada somente no crédito rural. “Está capenga e demonstra sua deficiência em atender os produtores”, disse. Para ele, a política precisa estar mais focada na renda do produtor rural garantindo preços mínimos de comercialização e um seguro rural mais eficiente.

O presidente anunciou a realização do projeto político “O que esperamos do próximo prefeito” em conjunto com os Sindicatos Rurais e disse que esse ano o setor rural discutirá a NR 31 e seus não ‘exeqüíveis pontos de aplicação à realidade rural’.

Mercado Futuro

José Mário divulgou aos presentes o programa oferecido pelo Sistema Faeg/Senar e os Sindicatos Rurais que ajuda na comercialização da safra. O Mercado Futuro possui 48 horas e auxilia os produtores rurais sobre mecanismos de comercialização em bolsa, administração de riscos, como realizar estimativas de longo prazo e garantir lucro antecipado.

O presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, Walter Baylão Júnior, elogiou a presenças dos produtores presentes. Ele comentou a importância de um seminário que traz informações atualizadas de mercado de um consultor internacional de Chicago.

Rio Verde foi o terceiro município a receber a rodada 2012 do Seminário Regional de Comercialização e Mercado Agrícola 2012. Produtores rurais de Mineiros e Jataí já participaram do evento. Na próxima quinta-feira (26) a sede do Sindicato Rural de Goiatuba receberá o quarto seminário da Região Sul/Sudeste, marcado para às 18h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede do Sindicato Rural ou a partir das 18 horas do dia 26, na secretaria de eventos, na sede do Sindicato.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.