CI

Consultoria aponta cenário baixista para a soja

Para o Brasil, a produção esperada varia entre 149-154 milhões de toneladas



Foto: Canva

O mais recente relatório da Hedgepoint Global Markets revela um cenário conservador para o mercado de soja, com um sentimento baixista predominante. Segundo Ignacio Espinola, analista de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets, as expectativas dos agentes de mercado situam a produção argentina entre 49-51 milhões de toneladas, em comparação com o número anterior do WASDE de 50 milhões de toneladas. Para o Brasil, a produção esperada varia entre 149-154 milhões de toneladas, uma leve redução frente à estimativa anterior de 154 milhões de toneladas, devido aos danos climáticos que afetaram várias regiões do país.

Além disso, as recentes tentativas do governo brasileiro de descontar créditos tributários para determinados setores geram apreensão entre os agricultores. A proposta, se aprovada pelo Congresso nos próximos quatro meses, pode reduzir a receita agrícola entre 4% e 5%, potencialmente desacelerando as vendas e os investimentos para a próxima safra. Esta situação pode favorecer os Estados Unidos, tornando seus grãos mais competitivos no mercado global.

Quanto aos estoques finais americanos, os agentes de mercado esperam uma faixa entre 8,7-10,5 milhões de toneladas para a safra 2023/24 e 10,8-13,4 milhões de toneladas para a safra 2024/25. As estimativas atuais são de 9,3 milhões de toneladas para a safra antiga e 12,1 milhões de toneladas para a safra nova.

"Considerando este contexto, estamos em um cenário confortável em relação aos estoques finais, mas é necessário monitorar novas tratativas e mudanças, como a discussão sobre o crédito fiscal no Brasil", conclui Ignacio Espinola.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.