CI

Consultoria revisa a produção de soja para 119,73 mi tons

O principal destaque das consolidações de safra foi no Mato Grosso do Sul


Foto: Leonardo Gottems

A AgResource Brasil revisou a produção de soja da temporada 21/22 no Brasil para 119,73 milhões de toneladas, queda de 0,26% em relação à estimativa anterior. De acordo com a consultoria, a revisão ocorre com 96,62% da área da oleaginosa do Brasil já colhida segundo as estimativas da empresa.

“Conforme a colheita avança e se aproxima do final os números das agências estaduais têm sido revistos e consolidados mais baixos, como é o caso do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de que várias consultorias têm aproximado seu número dos 120 MMT.” indica Raphael Mandarino, diretor geral da AgResource Brasil.

Nesse contexto, o principal destaque das consolidações de safra foi no Mato Grosso do Sul, onde a safra se consolidou ainda menor do que os números apontavam anteriormente. “Nesse caso a Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (FAMASUL) reduziu seu número em 2,77 milhões de toneladas em único corte após a finalização da colheita”, diz a consultoria.

“Com a redução na produção nacional as exportações de soja podem se consolidar ainda menores que o número estimado anteriormente, e atingir apenas 75,5 milhões de toneladas, queda de 12% em relação a 2021 quando 86,1 milhões de toneladas foram exportadas”, completa.

Já a área plantada de milho foi estimada em 20,35 milhões de hectares é 1,4% inferior ao número da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). “Essa diferença de área pode ser atribuída ao elevado custo de produção, o que forçou os agricultores a focarem os trabalhos de campo dentro da janela de plantio evitando ao máximo a semeadura além do dia 15 de março”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.