CI

Consultorias estimam recorde de milho safrinha

No entanto, existe contestações


Foto: Nadia Borges

As consultorias Céleres e INTL FCStone estimam recorde na segunda safra de milho (2019/20), apesar das preocupações com o clima seco em algumas áreas. De acordo com a Céleres, o milho safrinha deverá registrar recorde de 73.5 milhões de tonelada e a INTL FCStone prevê produção recorde de 73.9 milhões de toneladas. As informações foram divulgadas pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). 

“Nessa primeira quinzena ou até o dia 20, há previsão de chuvas em todas as regiões produtoras tanto de milho safrinha quanto algodão, café… e isso possibilita condições excepcionais para o desenvolvimento das lavouras”, disse a analista da consultoria, Ana Luiza Lodi. 

No entanto, o sócio-diretor da Agrosecurity e ex-diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Fernando Pimentel, contesta as previsões anteriores. “Acho muito prematuro começar a subir a estimativa de produtividade, que está provavelmente baseada numa boa condição da safrinha em Mato Grosso. No entanto, há outras regiões que entraram fora da janela ideal de plantio. Por isso, a minha estimativa é de 71.5 milhões de toneladas”, comentou. 

Segundo ele, o desempenho em Mato Grosso “é muito bom, houve chuvas, mas 20% do milho foi plantado fora da janela ideal”. Já o Estado de Goias, segundo ele, “teve cerca de 40% do milho semeado fora da janela”.  

“Houve um pouco de risco de falta de chuva, mas agora deu uma melhorada. Mesmo assim, o milho foi plantado um pouco fora da janela, mas neste caso a chuva chega em meados ou final de abril”, completa reconhecendo que em Mato Grosso do Sul “a situação é complicada, há muito atraso, a safrinha entrou bem mais tarde e com redução de tecnologia”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.